Prefeitura de Ivaiporã vacina 98% dos idosos entre 60 e 100 anos com 1ª dose do imunizante contra coronavírus
A Prefeitura de Ivaiporã concluiu a 1ª dose da vacina contra o coronavírus nos grupos prioritários dos 60 aos 100 anos, nesta segunda-feira, dia 3 de maio, quando o público-alvo com 60 ou mais foi vacinado entre as 09h00 e 16h00 no Centro Cultural e Drive Thru.
A estimativa da Prefeitura era vacinar 1.030 pessoas em 2 dias. No domingo, dia 2, foram vacinadas 480 pessoas. Nesta segunda-feira, dia 3, as equipes de saúde imunizaram 230 pessoas – restando 320 doses da AstraZeneca que serão aplicadas no público-alvo com comorbidades.
Conforme o Departamento Municipal de Saúde e a Vigilância Epidemiológica foram vacinados 98% dos idosos entre 60 e 100 anos com 1ª dose da vacina contra coronavírus. O Plano Municipal de Imunização Contra Coronavírus previa vacinar 6.512 e imunizou 6.418.
A população vacinada foi estabelecida no Plano Nacional de Imunização do Ministério da Saúde e envolveu uma força-tarefa entre o Governo do Estado do Paraná – Secretaria de Estado da Saúde, 22ª Regional de Saúde e Departamento Municipal de Saúde. Um dos objetivos foi garantir que os imunizantes AstraZeneca (Oxford/Fiocruz) e CoronaVac (Butantan) chegassem em segurança ao município.
A diretora do Departamento Municipal de Saúde, Cristiane Pantaleão, coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Nilza Fernandes, e a coordenadora da vacinação contra coronavírus (Covid-19), Ana Regina Soares, classificaram resultado como excelente e iniciaram a próxima etapa, que é vacinar o grupo prioritário de comorbidades.
“As equipes de saúde, estagiários do curso de Enfermagem da Fatec e servidores do Departamento Municipal de Esporte, que ajudaram a controlar o trânsito no Drive Thru, estão de parabéns pelo empenho e por não medir esforços para ajudar o município a imunizar a população”, reconheceu Ana Regina Soares.
O prefeito Carlos Gil afirmou que uma das prioridades da gestão 2021/2024 é a saúde da população e classificou como ótimo resultado levando em consideração o quantitativo de doses que chegou conforme foi liberado pelo Ministério da Saúde. “Os 98% dos idosos vacinados com a 1ª dose refletem o planejamento e cruzamento de informações – além da dedicação e empenho das equipes de saúde”, assegurou o prefeito.
Carlos Gil agradeceu ao governador Carlos Massa Ratinho Júnior e ao secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, por considerar que tomaram medidas importantes para atender a população, por exemplo, abrindo o Hospital Regional para tratamento de Covid-19 em leitos de enfermarias e UTI.
Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Ivaiporã