Prefeitura de Ivaiporã retoma programa Cultivando Água Limpa no Dia Mundial da Água

 Prefeitura de Ivaiporã retoma programa Cultivando Água Limpa no Dia Mundial da Água

Neste dia 22 de março comemorou-se o Dia Mundial da Água – ocasião em que a Prefeitura de Ivaiporã retomou programa Cultivando Água Limpa, por meio do Departamento Municipal de Meio Ambiente.

O prefeito Carlos Gil, diretora do Departamento Municipal de Meio Ambiente, Denise Kusminski, chefe dos Serviços Urbanos, Flávio Maciel, e a diretora do Conselho Municipal de Meio Ambiente, Eliane Bitencourt Santos, estiveram na bacia do Pindaúva onde foi retomado o programa Cultivando Água Limpa.

A diretora do Departamento Municipal de Meio Ambiente, Denise Kusminski, afirmou que a bacia do Pindaúva é muito importante por captar água da Sanepar e fortalecer diversas atividades econômicas. “É fundamental conscientizar a população sobre a necessidade de economizar água e não poluir o meio ambiente. Dessa forma, é possível garantir o futuro das próximas gerações com atitudes ambientais. Afinal, água é vida”, defendeu Denise Kusminski.

 

Água x Saúde

Para comemorar o Dia Mundial da Água e a retomada do programa Cultivando Água Limpa, o prefeito Carlos Gil citou o escritor brasileiro Guimarães Rosa: “A água de boa qualidade é como a saúde ou a liberdade: só tem valor quando acaba”.

Carlos Gil calculou que há mais de 160 minas de água na bacia do Pindaúva, enquanto o gerente da Sanepar de Apucarana, Luiz Carlos Jacovassi, afirmou que a recuperação e a preservação das nascentes de água na Bacia do Rio Pindaúva possibilitaram o aumento de 3 milhões de litros de água por dia para 7 milhões na vazão do manancial que abastece o município.

“Felizmente, o programa Cultivando Água Limpa evitou que o município de Ivaiporã enfrentasse séria crise hídrica em 2018, 2019 e 2020. Por isso, é muito importante dar continuidade à revitalização das minas”, afirmou Luiz Carlos Jacovassi.

Segundo estudos dos geógrafos da UEM (Universidade Estadual de Maringá), Fabio Augusto Alves e Laine Milene Caraminan, restam 40 nascentes para finalizar a bacia do Pindaúva. Em seguida, programa será desenvolvido na bacia hidrográfica Pindauvinha.

O programa Cultivando Água Limpa foi lançado na gestão Carlos Gil – 2013/2016. Logo, o programa foi reconhecido no Estado. Em 2014 e 2015, o município de Ivaiporã foi o ganhador do Prêmio Gestor Público Paraná – categoria meio ambiente, com o programa Cultivando Água Limpa, demonstrando que é possível desenvolver um trabalho de preservação dos recursos hídricos e fortalecer agricultor com água limpa.

Eliane Bitencourt Santos informou que os produtores que têm propriedade nas bacias do Pindaúva ou Pindauvinha interessados em preservar minas devem procurar o Departamento Municipal de Meio Ambiente.

Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Ivaiporã

Outras notícias