Prefeitura de Ivaiporã inicia Reflorestamento do Parque Natural Municipal Mata do Placídio visando plantar 1.953 mudas

 Prefeitura de Ivaiporã inicia Reflorestamento do Parque Natural Municipal Mata do Placídio visando plantar 1.953 mudas

O Pacto Sobre o Reflorestamento do Parque Natural Municipal Mata do Placídio, assinado pelos prefeitos licenciado e em exercício, Carlos Gil e Marcelo Reis, no dia 21 de setembro – data que se comemora o Dia da Árvore, envolvem escolas municipais, colégios estaduais e particulares, e entidades com o objetivo de plantar 1.953 mudas de espécies nativas numa área de 48.836 m². A meta deverá ser cumprida em dezembro de 2023.

O Pacto Sobre o Reflorestamento do Parque Natural Municipal Mata do Placídio foi proposto pela Prefeitura de Ivaiporã, por intermédio do Departamento Municipal de Meio Ambiente e Serviços Urbanos.

O cronograma de plantio de mudas iniciou em parceria com a Associação de Senhoras de Rotarianos, que desenvolve o projeto Semeando Futuro, coordenado por Milene Saad Almeida, que enalteceu a iniciativa do plantio, defendeu a importância de proteger o meio ambiente e citou a parceria com a Prefeitura de Ivaiporã.

De acordo com a diretora do Departamento Municipal de Meio Ambiente e Serviços Urbanos, Denise Kusminski, a gestão Carlos Gil e Marcelo Reis demonstra preocupação com a natureza e disse à Associação de Senhoras de Rotarianos que pode contar com o apoio da administração municipal.

“Esta Unidade de Conservação passou de 19,32 hectares para 36,04 após a Prefeitura adquirir uma área de 16,72 hectares, onde será construído o Centro de Educação Ambiental. Além disso, o Plano de Manejo foi concluído. Portanto, são estas ações que contribuem com as próximas gerações”, justificou Denise Kusminski.

O prefeito em exercício Marcelo Reis considera o Pacto Sobre o Reflorestamento do Parque Natural Municipal Mata do Placídio muito importante para Ivaiporã e o Vale do Ivaí. “Estamos cumprindo com a nossa obrigação: cuidar do meio ambiente. Inclusive Ivaiporã tem 2 Unidades de Conservação – Parque Natural Municipal Mata do Placídio e Estação Ecológica Faian, lagos importantes e praças arborizadas. Além destas áreas naturais pretendemos construir um lago no Jardim Guanabara II com espaço voltado ao lazer”, informou Marcelo Reis, agradecendo à Associação de Senhoras de Rotarianos pela parceria.

Em seguida, foram plantadas 80 mudas de espécies nativas, tais como araucária, jacarandá, araçá e gabiroba. As demais serão plantadas em parceria com outras entidades que assinaram o compromisso.

Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Ivaiporã

Outras notícias