Prefeitura de Ivaiporã homenageia Dr. Carlos Henrique Hawthorne atribuindo nome ao Centro de Saúde

 Prefeitura de Ivaiporã homenageia Dr. Carlos Henrique Hawthorne atribuindo nome ao Centro de Saúde

Em uma cerimônia repleta de emoção e reconhecimento, a Prefeitura de Ivaiporã atribuiu ao Centro de Saúde o nome Dr. Carlos Henrique Hawthorne, prestando uma homenagem póstuma ao saudoso cardiologista e cumprindo a Lei 3.852 de 3 de maio de 2023, que resultou do Projeto de Lei 8/2023 apresentado pela vereadora Gertrudes Bernardy ao Legislativo.

A solenidade reuniu amigos, familiares, pacientes e profissionais de saúde, nesta terça-feira, dia 12 de março – 1 ano após o falecimento do médico, e foi marcada por testemunhos e homenagens singelas. Carlos Hawthorne foi recordado como um médico exemplar e um ser humano altruístico, apaixonado pela medicina e pelo cuidado ao próximo.

Carlos Hawthorne nasceu no dia 31 de outubro de 1953, em Jataizinho – PR. Dedicou mais de 30 anos ao Hospital Maternidade Ivaiporã e por muitos anos no atendimento público, deixando um legado de excelência médica e compaixão. A partida em 12 de março de 2023, devido a complicações de uma pneumonia autoimune, deixou um vazio entre os profissionais de saúde.

A família do médico participou do descerramento da placa e apresentação do quadro, que foi fixado na recepção do Centro de Saúde Dr. Carlos Henrique Hawthorne.

Pai justo

Soraya Hawthorne Yamaue, filha do homenageado, agradeceu à Prefeitura pelo reconhecimento, afirmando sentir-se triste pela perda. Mas feliz pela homenagem ao médico. “Sabemos o quanto ele [pai] era amado em Ivaiporã, onde atendia os pacientes sem distinção. O meu pai era justo, honesto e trabalhava com muito amor”, recordou Soraya Yamaue.

O presidente da Associação Médica de Ivaiporã, Adail Rother Júnior, prestou homenagem em memória do homenageado. “Tive a felicidade de trabalhar com o meu amigo Carlos Hawthorne. Por isso, agradeço à vereadora Gertrudes Bernardy pela indicação do Projeto de Lei e à Prefeitura pela homenagem”, referiu Adail Rother Júnior.

Em seguida, a vereadora Gertrudes Bernardy contou que Carlos Hawthorne também foi cardiologista da mãe dela. “É difícil encontrar palavras certas para homenageá-lo. Ele foi uma pessoa muito humana e querida por muitos profissionais e pacientes. Por isso, é uma justa homenagem”, afirmou a vereadora lendo a justificativa do Projeto de Lei 8/2023.

Nome eternizado

Na opinião do vice-prefeito Marcelo Reis a homenagem marcou e eternizou o nome do cardiologista pelo trabalho desenvolvido em prol da saúde dos pacientes.

“Dr. Carlos Hawthorne deixou um legado inestimável na área da saúde. Como clínico geral e cardiologista, ele trabalhou incansavelmente em diferentes Unidades Básica de Saúde – um verdadeiro médico da família. A preocupação, dedicação e excelência profissional eram evidentes em cada consulta – independentemente da situação financeira do paciente”, declarou o prefeito Carlos Gil.

Também prestaram homenagens a secretária municipal de Saúde, Cristiane Pantaleão, lendo o compromisso de preservar o legado do médico, presidente da Câmara de Vereadores, Edivaldo Aparecido Montanheri, e o agricultor Arcindo Ravar – seguida do descerramento da placa do Centro de Saúde Dr. Carlos Henrique Hawthorne.

Outras notícias