Prefeitura de Ivaiporã estima 2 anos e R$3 milhões para construir Parque Ambiental Guanabara
O prefeito de Ivaiporã, Carlos Gil, e os secretários municipais de Obras (Bruno Montoro), Meio Ambiente (Jeferson Palopoli) e Viação (Gustavo Sacco) estiveram no Jardim Guanabara II, onde será criado o Parque Ambiental Guanabara com 77 mil metros quadrados.
A estrutura irá beneficiar entre 8 e 10 mil pessoas de bairros próximos. A estimativa é de 2 anos para concluir as obras no valor de R$3 milhões
O Parque Ambiental Guanabara terá lago, pista de caminhada com aproximadamente 1.200 metros, playground, academia ao ar livre, pergolados e uma prainha – atendendo ao pedido da população. Também haverá uma ponte interligando as áreas do lago, além de outros equipamentos que irão incentivar a prática esportiva e o lazer semelhante ao Parque Jardim Botânico.
“A estrutura atenderá uma das regiões mais populosas do município. Por isso, será um espaço planejado para oferecer qualidade de vida e bem-estar aos moradores”, informou Bruno Montoro.
Drenagem
O prefeito Carlos Gil contou que a Prefeitura desenvolveu o projeto, solicitou a viabilidade ao IAT (Instituto Água e Terra) para garantir que o investimento fosse viável e, em seguida, iniciou o processo de desapropriação das áreas – a maioria de forma amigável. E, mediante autorização do IAT, foram iniciados os trabalhos com a drenagem do terreno, que é uma área de charco.
“Iremos seguir as técnicas adequadas para escoar a água, que será direcionada ao Córrego do Brejo, e recuperar as minas d’água, uma vez que se trata de um terreno rico nesse recurso natural”, explicou Carlos Gil.
Com esta etapa concluída, o prefeito disse que será construída uma muralha de pedras – semelhante do Parque Jardim Botânico, que permitirá a formação do lago. O Parque Ambiental Guanabara será criado estrategicamente no Jardim Guanabara II, próximo ao Jardim Nova Porã, com acesso facilitado pela Avenida Maranhão.