Prefeitura de Ivaiporã e Sebrae reúnem produtores no distrito do Jacutinga para debater União e Cooperativas

 Prefeitura de Ivaiporã e Sebrae reúnem produtores no distrito do Jacutinga para debater União e Cooperativas

No âmbito do convênio estabelecido entre a Prefeitura e o Sebrae acerca do Desenvolvimento Econômico de Ivaiporã, foi promovida uma palestra sobre a Forma do Pequeno Agricultor Competir é se Unindo em Cooperativas.

O presidente da Associação da Agricultura Familiar do Jacutinga, Arcindo Ravar, deu as boas-vindas ao agrônomo Luís Hiroshi Shimizu, que veio de Jataizinho, falar sobre o associativismo e cooperativismo.

Luís Shimizu explicou que normalmente o pequeno produtor se une em associação. Depois passa a fazer parte do cooperativismo com o objetivo de comercializar a produção. “O cooperativismo é a melhor forma para o produtor fortalecer a agricultura familiar”, afirmou Luís Shimizu, que considerou o distrito do Jacutinga fértil – especialmente na produção do café e promissor.

Segundo a consultora do Sebrae, Joelma Kato, o objetivo foi fortalecer a Associação da Agricultura Familiar do Jacutinga e incentivar o associativismo.

O prefeito Carlos Gil mencionou a união, esforços e resultados obtidos pela Associação da Agricultura Familiar do Jacutinga e afirmou que o poder público objetiva apoiar o desenvolvimento sustentável e a diversificação agrícola.

Carlos Gil reafirmou o compromisso com os produtores em relação ao Viveiro de Mudas de Café, defendeu a qualidade da produção de café e o aumento na renda familiar. “A terra, água e o clima são propícios para produzir no Jacutinga, onde a Prefeitura vai continuar investindo na melhoria das estradas rurais”, informou Carlos Gil.

No final da palestra o prefeito Carlos Gil assinou a entrega de um distribuidor de calcário de 600 kg à Associação da Agricultura Familiar do Jacutinga, em regime de comodato, adequado para pequenas e médias lavouras.

A palestra contou com a presença dos diretores dos Departamentos Municipais de Agricultura (Estela Zanetti), Indústria, Comércio, Turismo e Agronegócio (Alex Fonseca), Assistência Social (Flávia Kuss), Cultura (Sandro Spigolon) e Viação (Ilson Gagliano), presidente da Câmara de Vereadores, Gertrudes Bernardy, vereadores Edivaldo Aparecido Montanheri (Sabão), Emerson Bertotti e Josane Teixeira.

Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Ivaiporã – Lúcia Lima

Outras notícias