Prefeitura de Ivaiporã é convidada para aderir ao programa Frente Paranaense pela Educação Paralímpica

 Prefeitura de Ivaiporã é convidada para aderir ao programa Frente Paranaense pela Educação Paralímpica

O coordenador Estadual de Paradesporto, Mário Sérgio, que é representante do Comitê Paralímpico Brasileiro, esteve na Prefeitura de Ivaiporã com o objetivo de convidar o município a aderir ao programa Frente Paranaense pela Educação Paralímpica do Comitê Paralímpico Brasileiro.

O objetivo é capacitar professores, sejam da rede municipal ou estadual, para trabalhar com crianças com deficiência sensoriais ou físicas. Os profissionais da educação que trabalham em estabelecimentos de ensino onde não há crianças com deficiência também podem ser capacitados.

“Dessa forma as crianças que não têm deficiência – mas têm conhecimento das limitações de outras crianças – se tornarão cidadãos mais conscientes”, afirmou Mário Sérgio, que entregou o Termo de Adesão à Prefeitura.

 

Custo zero

O Comitê Paralímpico Brasileiro se propõe a capacitar os profissionais da educação, que terão certificado no final. “Para o município a capacitação terá custo zero. O que demanda do município é apenas a vontade política em oferecer mais conhecimento aos profissionais da educação, que podem ter formação em Educação Física ou não”, explicou Mário Sérgio, que agradeceu à Prefeitura de Ivaiporã pela recepção e por perceber que a adesão ao programa Frente Paranaense pela Educação Paralímpica é viável.

O diretor do Departamento de Esporte e Lazer, Marcelo Kloster, entende que se trata de uma grande oportunidade para os profissionais da educação ampliar os conhecimentos, e as crianças com deficiência ter acesso a modalidades esportivas.

Segundo o vice-prefeito Marcelo Reis o programa Frente Paranaense pela Educação Paralímpica é importante para Ivaiporã, um vez que proporciona integração entre alunos e professores, e antecipou que o município oferece total apoio para desenvolver as atividades nas escolas municipais.

“Irei discutir a adesão ao programa Frente Paranaense pela Educação Paralímpica com o diretor do Departamento de Esporte e Lazer, Marcelo Kloster, e com a secretária municipal de Educação, Roseli Carvalho. Acredito que os profissionais da educação se sentirão mais capacitados para instruir crianças especiais. Quem sabe futuramente poderão criar uma modalidade em Ivaiporã e descobrir talentos esportivos para competir nos Jogos Paraolímpicos”, cogitou Marcelo Reis.

Os municípios que aderirem ao programa Frente Paranaense pela Educação Paralímpica assinarão o Termo de Adesão, em Curitiba, com o presidente do Comitê Paralímpico Brasileiro, Mizael Conrado.

Participaram da reunião a presidente da Câmara de Vereadores, Gertrudes Bernardy, e o chefe do Escritório Regional do Esporte de Ivaiporã, Valdir Bento de Carvalho.

Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Ivaiporã

Outras notícias