Prefeitura de Ivaiporã celebra Dia da Árvore apresentando Fragmentos da Mata Atlântica na Avenida Paraná

 Prefeitura de Ivaiporã celebra Dia da Árvore apresentando Fragmentos da Mata Atlântica na Avenida Paraná

O Dia da Árvore – celebrado na terça-feira, dia 21 de setembro, foi comemorado pela Prefeitura de Ivaiporã com o Desfile Alegórico Ambiental, que integrou o projeto Fragmentos da Mata Atlântica, desenvolvido pelos Departamentos de Meio Ambiente e de Assistência Social, que têm como diretoras Denise Kuminski e Flávia Graef, capacitando crianças e adolescentes atendidos pelos projetos Renascer, Casa de Vivência e Centro da Juventude.

O projeto visa à defesa das Unidades de Conservação – Parque Natural Municipal Mata do Placídio e Estação Ecológica Faian incentivando gerações a preservar a fauna, flora e a água. As oficinas de fantasias e adereços foram coordenadas pelo diretor artístico Dionata Rodrigues, que ensinou como criar a partir de materiais recicláveis arrecadados com apoio da população.

O Desfile Alegórico Ambiental contou com a participação especial da Banda Marcial Municipal de Ivaiporã e da Escola de Capoeira Zoeira Nagô, seguida pela comissão de frente da Companhia de Dança Olívia Hauptmann, que retratou os Fragmentos da Mata Atlântica com coreografia do bailarino do Balé Teatro Guaíra de Curitiba, Murilo Machado.

No 1º setor foi apresentada a flora com as espécies nativas em risco de extinção (Casa de Vivência). No 2º setor foi exibida a fauna com os animais em risco de extinção (Projeto Renascer). No 3º setor foram expostas as ações do homem sobre a natureza (Centro da Juventude) com a participação do casal Edson e Samira Faian e das equipes dos Departamentos de Meio Ambiente, Assistência Social e do Conselho Municipal de Meio Ambiente.

“A 1ª Unidade de Conservação – Estação Ecológica Faian foi instituída, em 2016, na 1ª gestão Carlos Gil, demonstrando preocupação e comprometimento com o meio ambiente e qualidade de vida da população”, afirmou Denise Kuminski.

Flávia Graef garantiu que foi emocionante ver os resultados de 1 mês de campanha de arrecadação de materiais recicláveis e 3 meses de oficinas nos projetos sociais. “Ver a felicidade de cada criança e adolescente, e o exemplo dado em relação à defesa do meio ambiente é motivador”.

A presidente da Câmara de Vereadores, Gertrudes Bernardy, que visitou as oficinas durante o período de criação de fantasias e adereços, afirmou que o Desfile Alegórico Ambiental ultrapassou as expectativas. “É simplesmente emocionante saber que centenas de materiais recicláveis não foram para o lixo e sim para Avenida Paraná”, obervou Gertrudes Bernardy.

A criação do programa Cultivando Água Limpa e a implantação da Estação Ecológica Faian – respectivamente em 2015 e 2016 foram exemplos citados pelo vice-prefeito Marcelo Reis. “A 1ª gestão Carlos Gil deu exemplo de preocupação com o meio ambiente e reafirma o compromisso com biodiversidade dando sequência às ações ambientais”, observou Marcelo Reis.

No final, o prefeito Carlos Gil declarou que as fantasias, adereços e coreografias estavam lindos e afirmou ser defensor do meio ambiente. “Considero muito importante preservar a natureza contra as ações do homem. Afinal, a crise hídrica existe no Estado e o risco de apagão. Mas podemos colaborar conscientizando a população”.

No palco estiveram representados Instituto Água e Terra, Cresol União dos Vales, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros.

Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Ivaiporã – Lúcia Lima

Outras notícias