A Prefeitura de Arapongas, por meio da Secretaria de Saúde e Centro Integrado de Saúde da Mulher (Cisam), promoveu uma oficina solidária para a confecção de almofadas destinadas a pacientes que passaram por retirada da mama – mastectomia. A atividade, liderada pelas fisioterapeutas do Cisam, reuniu cerca de 30 mulheres voluntárias que fizeram 105 almofadas, e integra as ações referentes ao Outubro Rosa, o mês de conscientização sobre o câncer de mama.
O Projeto Coração Solidário integra uma ação maior chamada “Almofadas do Coração”, que começou nos Estados Unidos e se espalhou mundo afora. Em Arapongas, Lourdes Fernandes foi presenteada pela filha Ediléia com uma dessas almofadas, vinda de um grupo de Curitiba. Diante de tantos benefícios que mãe e filha notaram com a almofada, decidiram levar esse conforto a outras pessoas. Loudes contagiou as fisioterapeutas do Cisam durante uma sessão, e deram início ao projeto.
Esta almofada específica em formato de coração foi criada para ajudar pessoas mastectomizadas e desenhada para facilitar o descanso do braço após a cirurgia. Foi projetada para aliviar a dor na incisão cirúrgica; diminuir o incômodo causado pelo edema; reduzir a tensão nos ombros; proteger de possíveis impactos quando usada debaixo do cinto de segurança.
Essas almofadas estão disponíveis para as pacientes que necessitarem no Setor de Fisioterapia do Cisam (Avenida Gaturamo – nº 950, Jardim Aeroporto) e Setor de Oncologia do Honpar e Hospital do Câncer de Londrina.
Prefeitura de Arapongas promove oficina solidária de confecção de almofadas para pacientes mastectomizadas




