Prefeitura de Apucarana inicia atendimento psicológico às famílias de vítimas da Covid

 Prefeitura de Apucarana inicia atendimento psicológico às famílias de vítimas da Covid

Resultado de convênio firmado com a prefeitura e o Fórum da Comarca de Apucarana, a Faculdade de Apucarana (FAP) inicia na próxima segunda-feira (16) o atendimento psicológico on-line para as famílias de apucaranenses vítimas da Covid-19. A iniciativa da administração municipal é mais uma ação da recém-criada Comissão Intersetorial de Saúde Mental, que visa ampliar a abrangência de serviço neste setor da rede pública de saúde.
O convênio entre as partes foi assinado no dia 9 de julho e o início dos atendimentos foi comunicado ao prefeito Junior da Femac pelo diretor da FAP, Lisandro Modesto, e pela coordenadora do curso de psicologia da FAP, Juliani Naiara Almeida Pinto, durante visita no gabinete municipal.
“Após passarem por treinamento e estruturação do protocolo de atendimento, mais de 50 estagiários que estão no último ano do curso de psicologia da FAP prestarão atendimento para as pessoas que perderam familiares para a Covid”, explica Juliani Pinto. A relação de quem será atendido é fornecida pela Autarquia Municipal de Saúde e o serviço on-line será feito com aparelhos telefônicos cedidos na forma de comodato para a Clínica Escola de Psicologia da FAP pelo Fórum da Comarca de Apucarana, através do juiz de direito e diretor do Fórum, Oswaldo Soares Neto.
“Essa parceria pioneira a nível do Paraná vai levar atendimento psicológico aos familiares de vítimas da Covid. São crianças, filhos, netos, esposas, esposos e muitos outros membros da família que tiveram um ente querido subtraído do seu convívio pela pandemia. Temos uma preocupação muito grande com as sequelas relacionadas a saúde mental de quem vem enfrentando uma perda em consequência da Covid”, afirma o prefeito Junior da Femac.
Junior da Femac destacou o histórico de parcerias da FAP com a atual administração municipal. Desde 2014 estágios de psicologia realizaram atendimento em Unidades Básicas de Saúde (UBSs), nas Escolas da Rede Municipal, e nos Centro de Referências da Assistência Social (CRAS). Neste ano (2021) a parceria chegou a Secretaria da Mulher, através do Centro de Atendimento a Mulher (CAM), onde atuam estagiários do curso de psicologia e também do curso de Direito, prestando assistência jurídica.
“Agora estamos colocando em prática esse novo convênio para assistência psicológica aos familiares de vítimas da Covid. Minha palavra é de agradecimento. Essas parcerias serão mantidas e ampliadas. A FAP representa uma importante ajuda no desenvolvimento de vários serviços na nossa gestão”, avalia Junior da Femac.
O diretor da FAP, Lisandro Modesto, reitera a disposição da instituição de ensino de atuar em parceria com a prefeitura. “Sempre estaremos prontos para participar de ações em diferentes áreas da administração municipal. Conte conosco”, declara Modesto.

Fonte: PMA

Outras notícias