Prefeitos do Vale do Ivaí e de todo o Paraná se reúnem em Brasília para Mobilização Municipalista

 Prefeitos do Vale do Ivaí e de todo o Paraná se reúnem em Brasília para Mobilização Municipalista

Na segunda-feira, 2 de outubro, mais de 2,5 mil prefeitos de diversas regiões do Paraná, incluindo a região norte do estado e principalmente do Vale do Ivaí, se reuniram na capital federal para participar de uma significativa Mobilização Municipalista. O evento foi realizado no Centro de Convenções Ulysses Guimarães e foi coordenado pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM), sob a liderança do presidente Paulo Ziulkiski.

Os principais tópicos em discussão durante esta mobilização envolvem a preocupante queda no Fundo de Participação dos Municípios (FPM) e a redução das receitas provenientes do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), fatores que têm impactado adversamente as finanças das prefeituras em todo o país.

Paulo Ziulkoski, presidente da CNM, ressaltou que os desafios enfrentados pelos gestores municipais têm se agravado nos últimos anos, com destaque para a diminuição do FPM. Ele enfatizou que a crise não é apenas passageira, mas sim estrutural, resultado de uma série de questões acumuladas ao longo do tempo.

Em um gesto de unidade, Ziulkoski propôs que os prefeitos decidam se buscarão uma agenda com o Executivo no Palácio do Planalto ou convidarão representantes do governo para um diálogo aberto. Ele destacou que a CNM está em Brasília para buscar soluções que enfrentem a crise, sem a necessidade de confronto.

Diversos prefeitos da região do Vale do Ivaí também marcaram presença em Brasília a partir da última terça-feira, reforçando a representação do Paraná no evento. Entre eles, estão Lauro Junior (União Brasil) de Jandaia do Sul, Emerson Toledo Pires (MDB) de Cambira, Luiz Carlos Gil (PSD) de Ivaiporã, Ylson Cantagallo (PSD), conhecido como Gallo, de Faxinal, Pedro Taborda Desplanches (MDB) de Rio Branco do Ivaí, Dalton Fernandes Moreira (PDT) de Borrazópolis, Moisés de Andrade (PSD) de Rio Bom, Adalto Mandu (Podemos) de Lidianópolis, Reinaldo Grola (PSD) de Lunardelli e Adhemar Rejani (PSD) de Marumbi.

A presença maciça dos prefeitos demonstra a união e a determinação das lideranças municipais em buscar soluções conjuntas para os desafios financeiros que afetam suas comunidades. O evento em Brasília representa uma oportunidade importante para o diálogo e a busca de alternativas para garantir o bem-estar e o desenvolvimento das cidades brasileiras.

Outras notícias