Prefeito Rafael Cita debate estratégias para melhoria da Rede de Atenção Primária à Saúde
O prefeito de Arapongas, Rafael Cita, se reuniu na última quinta-feira, 16, com o secretário da Saúde, Carlos Eduardo Arruda, a diretora Sandra Onofre, além de outros servidores da pasta. O encontro tratou de assuntos voltados para maior qualidade dos serviços prestados na Rede de Atenção Primária à Saúde. “Sabemos que a Atenção Primária é a principal porta de entrada dos atendimentos via Sistema Único de Saúde (SUS), através das UBS’s e seus profissionais. Por isso, é fundamental alinharmos estratégias efetivas – desde os serviços básicos até os mais complexos”, disse Rafael Cita.
O secretário da Saúde, Carlos Eduardo Arruda, reiterou o compromisso para que a Secretaria de Saúde atue de forma para melhorar o atendimento à população. “Temos profissionais qualificados e boas equipes técnicas, além de uma forte estrutura para atender a demanda. Essas reuniões são para alinhamento e efetividade das ações na prática”, acrescentou.
Participaram também o superintendente médico, Dr. Fernando Marques, o coordenador médico da Atenção Primária, Dr. Lucas Sassi, a coordenadora da Atenção Primária e enfermeira, Fabiane Kizima, o coordenador médico da SAMU Arapongas, Dr. Alessandro Sella e coordenadora do SAMU Arapongas, Renata Kawka.
NOVAS UBS’s
Ainda sobre a Rede de Atenção Primária à Saúde, Arapongas tem seguido com a construção de três novas Unidades Básicas de Saúde (UBS’s); Alto da Boa Vista, Campinho e Jardim Caravelle. Todas as obras foram iniciadas na gestão do ex-prefeito Sérgio Onofre.
Conforme a Secretaria Municipal de Obras, a UBS do Campinho alcança 40% de execução, com finalização de laje e alvenaria, seguindo para o início da cobertura, revestimento e acabamento. A UBS do Caravelle, que substituirá a Unidade Guadalupe (no CSU), está com 37% da obra executada, com etapas de alvenaria e concretagem da laje. A terceira UBS, do Alto da Boa Vista, se aproxima dos 50% de execução. Com avanços em revestimento da área externa.
INVESTIMENTO
Os investimentos para a construção das três UBS’s vêm do Governo do Estado, somando R$ 3 milhões, e contrapartida do município no valor de R$ 1.243.000,00.