Prefeito Lauro Júnior, participa de reunião com diretor da Universidade Federal do Paraná (UFPR)

 Prefeito Lauro Júnior, participa de reunião com diretor da Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Na manhã desta segunda-feira, 23 de dezembro, o prefeito de Jandaia do Sul, Lauro Júnior, participou de uma reunião importante com o diretor da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Simão Nicolau, para destacar o lançamento do Teste do Pezinho Ampliado no Estado. A iniciativa, que será implementada com a parceria entre a UFPR, o Consórcio Intermunicipal de Saúde do Vale do Ivaí (CISVIR), Itaipu Binacional e a Prefeitura Municipal de Jandaia do Sul, promete trazer avanços significativos na saúde infantil de 18 municípios que compõem o Consórcio.

Durante a entrevista, o prefeito Lauro Júnior ressaltou a relevância do projeto, que será um marco para a saúde pública do Paraná: “Este projeto visa ampliar a oferta de testes para detectar doenças raras em recém-nascidos, uma medida importante para garantir um futuro mais saudável para nossas crianças. A partir de 2025, 18 municípios da região irão realizar 34 tipos de exames, enquanto hoje são feitos apenas 6 testes no estado”, afirmou o prefeito.

O Teste do Pezinho Ampliado é uma iniciativa pioneira no Paraná e tem como objetivo identificar doenças raras em recém-nascidos, permitindo intervenções precoces que podem melhorar significativamente a qualidade de vida das crianças. De acordo com o diretor Simão Nicolau, a parceria com a UFPR e outros órgãos envolvidos está alinhada para que o projeto tenha início no primeiro semestre de 2025.

Atualmente, apenas as cidades de São Paulo, Belo Horizonte e Brasília oferecem esse tipo de teste de forma pública. “O Teste do Pezinho Ampliado será o primeiro deste porte no Estado, e tem um papel fundamental em detectar doenças que, se não tratadas a tempo, podem comprometer o desenvolvimento das crianças. Estamos empenhados para que essa ação se torne realidade já no próximo ano”, completou o prefeito Lauro Júnior.

Com esse projeto, o Paraná dá um passo importante na ampliação do acesso a diagnósticos precoces, oferecendo mais segurança e qualidade de vida para as famílias da região.

Outras notícias