Prefeito Carlos Gil anuncia utilização da Patrulha Rural em mais 10 trechos de estradas em Ivaiporã

 Prefeito Carlos Gil anuncia utilização da Patrulha Rural em mais 10 trechos de estradas em Ivaiporã

Lindeiros do município participaram da audiência pública, referente ao programa Estradas da Integração, com o presidente do Consórcio Público Intermunicipal Para o Desenvolvimento Rural e Urbano Sustentável da Região do Vale do Ivaí do Estado do Paraná, Carlos Gil, que é prefeito de Ivaiporã.

O programa Estradas da Integração, que é desenvolvido por meio do ProRural (Programa Estadual de Apoio ao Pequeno Produtor Rural), Banco Mundial e Governo do Estado, será executado com a Patrulha Rural em 25.314 km. São 10 trechos, que incluem a Água do Triunfo x Alto São Luiz, Alto São Luiz x Alto São Luiz, Fernando x Alto São Luiz, Landinho x Alto São Luiz, Scrimin x Alto São Luiz, Tiãozinho x Alto São Luiz, Zontini x Dametto, Spiti x Água da Laranjeira x Formoso, Bairro dos Cunhas x Armazém dos Pavesi e Alcides Peruzzi x Alecrim x Água da Laranjeira.

Conforme o projeto técnico: são feitas abertura, melhoria, adequação, readequação e levantamento das estradas rurais.

Qualidade

A vereadora Gertrudes Bernardy afirmou que as estradas rurais precisam ser mantidas com ótima qualidade para facilitar a locomoção e o escoamento de safras, e lembrou que a gestão Carlos Gil e Marcelo Reis desenvolve o trabalho de manutenção e readequação como forma de valorizar o homem do campo.

Os 10 trechos que receberão melhorias com os maquinários da Patrulha Rural foram definidos pelos Departamentos de Viação e de Agricultura da Prefeitura de Ivaiporã. “As estradas foram mapeadas e acredito os produtores rurais verão os resultados dos trabalhos no prazo de 6 meses”, calculou o diretor do Departamento de Viação, Ilson Gagliano.

As potencialidades dos produtores rurais e do município foram mencionadas pelo diretor do Departamento de Agricultura, Carlos Oliveira. “Sabemos que a qualidade das estradas é fundamental, porque faz parte do processo de produção agrícola. Por isso, é fundamental controlar a erosão e manter as estradas rurais bem conservadas”, referiu Carlos Oliveira.

Manutenção

O programa Estradas da Integração começou a ser executado na 1ª gestão Carlos Gil – 2012/2016. “Inclusive algumas estradas rurais continuam em boas condições, porque foi desenvolvido um trabalho técnico e de manutenção”, exemplificou o prefeito.

Na ocasião, Carlos Gil antecipou que foram destinados cerca de R$300 mil para o óleo diesel que será utilizado pela Patrulha Rural e pediu a colaboração dos lindeiros durante a execução das melhorias, que serão iniciadas no dia 12 de junho com término previsto para 12 de novembro.

A parte técnica do programa Estradas da Integração foi apresentada por Elias Leão, que agradeceu aos lindeiros e a chefe do Núcleo Regional da Seab, Vitória Holzmann, pela participação.

Outras notícias