Prazo para justificar ausência no 1º turno termina hoje

 Prazo para justificar ausência no 1º turno termina hoje

Quem não votou no 1º turno das eleições e precisa justificar a ausência só tem até o final desta quinta-feira para ficar em dia com a justiça eleitoral.

Para justificar, basta fazer o download no celular do aplicativo e-Título e clicar na aba “mais opções” ou acessar o Sistema Justifica. Além dessas opções, a eleitora ou o eleitor ainda pode entregar o Requerimento de Justificativa Eleitoral em qualquer cartório eleitoral ou enviá-lo via postal à autoridade judiciária da zona eleitoral responsável pelo título.

Cada justificativa é válida somente para o turno ao qual a pessoa não tenha comparecido por estar fora do domicílio eleitoral de origem. Assim, caso tenha deixado de votar no primeiro e no segundo turno da eleição, terá de justificar a ausência de cada um, separadamente, de acordo com o calendário eleitoral.

O eleitor que não justificar a ausência em até 60 dias após a realização do pleito paga multa de 3 a 10% sobre o salário mínimo da região. O prazo para a justificativa de ausência no segundo turno das Eleições 2022 termina em 9 de janeiro de 2023.

Outras notícias