Policial militar ministra palestra sobre Bullying a convite da Prefeitura de Ivaiporã e da Fatec
A Secretaria Municipal de Educação da Prefeitura de Ivaiporã e a coordenação do curso de Psicologia da Fatec (Faculdade de Tecnologia do Vale do Ivaí) dão sequência ao projeto de combate ao Bullying, promovendo palestras com a soldado da 6ª Companhia Independente de Polícia Militar de Ivaiporã, Amanda Silva, envolvendo as turmas de 4º e 5º ano da rede de ensino.
O projeto, que teve início em maio, está previsto para ser concluído em novembro. O principal objetivo é sensibilizar a população sobre a violência física ou psicológica que causa dor e angústia às vítimas. Por se tratar de uma faixa etária mais propensa a enfrentar situações de Bullying, as turmas de 4º e 5º ano foram escolhidas como público-alvo do projeto.
Durante as palestras, a soldado Amanda Silva abordou não apenas o tema do Bullying, mas também alertou as crianças sobre os perigos das drogas e bebidas alcoólicas. “As crianças compartilharam episódios da vida cotidiana e esclareceram dúvidas sobre os temas abordados. Além disso, a presença da Polícia Militar no ambiente escolar busca estabelecer uma relação de confiança e fazer com que os estudantes vejam a instituição como uma aliada na prevenção e combate a essas problemáticas”, explicou a soldado Amanda Silva.
Carinho
No final da palestra, a soldado Amanda Silva foi calorosamente abraçada por vários alunos, demonstrando o impacto positivo que a abordagem preventiva tem sobre os estudantes. “Por meio dessas iniciativas entre a Secretaria Municipal de Educação, Fatec e a Polícia Militar, busca-se criar um ambiente escolar mais seguro, onde o respeito, a solidariedade e a prevenção sejam valores fundamentais”, afirmou a professora Vanessa Teixeira.
O projeto de combate ao Bullying tem sido bem recebido pelos envolvidos e pela comunidade escolar de Ivaiporã, evidenciando a importância de ações educativas que visem à conscientização e à promoção de uma convivência saudável entre os estudantes. “Com estas ações espera-se que o combate ao Bullying contribua para a formação de cidadãos mais empáticos e respeitosos”, declarou a secretária municipal de Educação, Daiane Soares.
A ação de combate ao Bullying cumpre o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS 4) – Educação de Qualidade: garantir uma educação inclusiva, equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.
Fonte: Assessoria de Imprensa – Lúcia Lima