PM salva bebê de 4 meses engasgado em Apucarana
A Polícia Militar (PM) de Apucarana ajudou a salvar um bebê de 4 meses que havia se engasgado com leite materno, no final da noite desta quarta-feira (27).
Conforme a PM, a equipe estava na Rua Augusto Weiand, na Vila Nova, se deslocando para uma ocorrência, porém, encontrou uma mulher desesperada, gritando socorro na rua, com um bebê desacordado nos braços.
A PM parou a viatura, de imediato acionou o Samu, e o soldado Mateus, com toda técnica necessária, ajudou a desengasgar o bebê.
A PM aguardou com a mãe a chegada do Samu com equipe médica.
O SAMU continuou com o atendimento e a criança ficou bem.
Como agir em caso de engasgo em bebês
Coloque o bebê de bruços em cima do seu braço e faça cinco compressões entre as escápulas (no meio das costas). Vire o bebê de barriga para cima em seu braço e efetue mais cinco compressões sobre o esterno (osso que divide o peito ao meio), na altura dos mamilos. Tente visualizar o corpo estranho e retirá-lo da boca delicadamente. Se não conseguir, repita as compressões até a chegada a um serviço de emergência (pronto socorro ou hospital). Esses procedimentos são válidos somente se a criança ou o adulto engasgado estiverem conscientes. Vítimas inconscientes precisam de atendimento hospitalar rapidamente. Os primeiros socorros para asfixia ou engasgo devem ser tomados até que seja possível o atendimento especializado.
Manobras de Desengasgo
O engasgo é uma manifestação do organismo para expelir alimento ou objeto que toma um “caminho errado”, durante a deglutição (ato de engolir). O engasgo é considerado uma emergência, e em casos graves, pode levar a pessoa à morte por asfixia ou deixá-la inconsciente por um tempo. Sendo assim, agir rapidamente evita complicações.