PF cumpre mandados de apreensão de armas no Rio, Curitiba e Maringá

 PF cumpre mandados de apreensão de armas no Rio, Curitiba e Maringá

Agentes da Polícia Federal estão nas ruas para cumprir seis mandados de busca e apreensão em endereços residenciais, nas cidades do Rio de Janeiro, Curitiba e Maringá, as duas últimas no Paraná.

A ação faz parte da Operação Ficção ou Realidade, e tem objetivo de apurar a prática de tráfico internacional de armas de fogo e acessórios oriundos dos Estados Unidos, além da venda de material bélico a facções criminosas e milícias cariocas.

Todos os mandados foram expedidos pela 2ª Vara Federal Criminal no Rio de Janeiro. A investigação foi iniciada com base em informações da Receita Federal e revelou que o grupo investigado importava material bélico irregularmente. Os alvos da ação chegaram a contratar uma empresa de efeitos cinematográficos para armazenar o material trazido do exterior, como sendo destinado a shows pirotécnicos.

Em janeiro, autoridades americanas apreenderam, em Miami, grande quantidade de material bélico que estava prestes a ser enviado clandestinamente ao Brasil. Entre os itens, estavam 261 carregadores de alta capacidade e 88 acessórios de conversão de armas de fogo chamados de “Kit Roni”, que conferem maior estabilidade, potência e precisão ao armamento.

A operação contou com o apoio da Força Integrada de Combate ao Crime Organizado do Rio de Janeiro, da Polícia Federal Brasileira e de agentes das divisões de proteção de fronteiras e de investigação dos Estados Unidos.

A operação foi intitulada “Ficção ou Realidade” devido à hipótese criminal investigada quanto à influência e dissimulação praticada, através da empresa do ramo de efeitos cinematográficos, no tráfico e comércio clandestino de arma de fogo.

Agência Brasil

Outras notícias