Peça teatral orienta alunos sobre prevenção ao abuso infantil em Apucarana

 Peça teatral orienta alunos sobre prevenção ao abuso infantil em Apucarana

Aproximadamente mil estudantes, das turmas de 4º ano de 21 escolas municipais, assistiram nesta quinta e sexta-feira (22 e 23/05), no Cine Teatro Fênix, ao Teatro Semáforo do Toque, uma atividade de conscientização e combate ao abuso e à exploração sexual infantil.

Promovida pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), com apoio da Secretaria Municipal de Assistência Social e da Autarquia Municipal de Educação (AME), a ação integra a Campanha Maio Laranja. “Uma atividade pensada para alertar, de forma lúdica, sobre os limites do toque e os direitos sobre o próprio corpo, especialmente no contexto de prevenção do abuso sexual infantil. Além disso, é uma ferramenta de encorajamento para que busquem ajuda e conheçam os canais de denúncia caso sofram alguma violência”, explica Fabíola Cristina Carrero, secretária da Assistência Social de Apucarana, que representou o prefeito Rodolfo Mota no evento.

A peça foi apresentada pela educadora Adriana Reis de Jesus (Adrianinha), do projeto Empoderar. Na manhã desta sexta-feira (23/05), a delegada da Mulher, Dra. Luana Louzada Pereira Lopes, também conversou com as crianças que assistiram ao teatro e falou sobre a importância do trabalho de conscientização voltado a crianças com idades entre 9 e 11 anos. “Conversar é o primeiro passo. É quando ensinamos sobre o corpo delas, sobre a importância de dizer ‘não’, de não guardar segredos e de entender que, infelizmente, o perigo está mais próximo do que imaginam, pois é dentro da inocência que o abusador age e faz suas vítimas”, relata a delegada, enaltecendo a relevância do teatro.

“Poder tratar deste tema de forma suave — por meio de brincadeiras, teatros e desenhos — colabora para que as crianças percebam que têm pessoas às quais podem pedir socorro. Que não precisam guardar segredos e, principalmente, que, independentemente de quem seja o abusador, elas precisam falar. E nós (autoridades) estaremos aqui para dar o apoio que precisam”, finaliza Dra. Luana.

Semáforo do Toque: Vermelho: Indica que o toque é proibido, geralmente em áreas íntimas do corpo; Amarelo: Indica que o toque pode ser suspeito, e que a criança deve ficar atenta e, se necessário, buscar ajuda; Verde: Indica que o toque é permitido, como um abraço ou um gesto de afeto.

Escolas – As 21 escolas municipais participantes da atividade teatral Semáforo do Toque, foram: Albino Biacchi; Antonieta Lautenschlager; Augusto Weyand; Dinarte Pereira; Edson Giacomini; Joaquim Vicente de Castro; Osvaldo Santos Lima; Fábio Henrique; Fernando Acosta; Papa João XXIII; Humberto Castelo Branco; João Antônio Braga Côrtes; José Brazil Camargo; José de Alencar; Juiz Luiz Fernando de Araújo; Karel Kober; Luiz Carlos Prestes; Monsenhor Arnaldo Beltrami; Mateus Leme; Presidente Médici e Senador Marcos Freire.

Outras notícias