PCPR realiza operação contra organização criminosa que atuava na Casa de Custódia de Maringá

 PCPR realiza operação contra organização criminosa que atuava na Casa de Custódia de Maringá

PCPR realiza operação contra organização criminosa que atua na Casa de Custódia de Maringá – Maringá, 01/02/2022

A Polícia Civil do Paraná (PCPR) está nas ruas, desde as primeiras horas da manhã desta terça-feira (1°) para cumprir 12 ordens judiciais contra um grupo criminoso envolvido com corrupção ativa e passiva, em que presos corrompiam agentes de carceragem, na Casa de Custódia de Maringá, na região Noroeste do Estado. A operação conta com o apoio da Polícia Penal.

Dentre as ordens judiciais, são oito mandados de busca e apreensão e quatro mandados de prisão preventiva. A ação está sendo realizada em Maringá, Sarandi e Campo Mourão. Mais de 40 policias civis participam da operação.

O esquema de corrupção envolvia presos, auxiliares de cadeia e terceiros. Os pedidos, como drogas e celulares, eram feitos pelos familiares dos presos e o dinheiro depositado na conta de um dos integrantes da organização criminosa. Posteriormente, os agentes de cadeia entregavam os itens solicitados e recebiam o dinheiro.

Os suspeitos também deverão responder por associação ao tráfico, tráfico de drogas e lavagem de dinheiro.

INVESTIGAÇÕES – As investigações foram iniciadas em março de 2021 após informações fornecidas pelo Departamento Estadual de Polícia Penal (Deppen). Elas têm o objetivo de apurar e por fim às irregularidades no sistema penal.

Durante as diligências, a PCPR apreendeu um celular na casa de um dos investigados, isso possibilitou que a equipe chegasse a novos suspeitos e novas pistas.

As investigações também levaram à descoberta de que o chefe da organização criminosa, preso na Casa de Custódia de Maringá, comprou um terreno com dinheiro derivado do crime, e colocou no nome de terceiro para ocultar a propriedade do imóvel.

Fonte: AEN

Outras notícias