Paraná perdeu 417 policiais em confrontos durante 2021

Nos últimos 23 dias, as equipes de unidades da Polícia Militar localizaram 564 pessoas com mandados de prisão (adultos) e de busca e apreensão em aberto (adolescentes) em todo o estado. Somente na Capital, 104 pessoas foram encaminhadas. O esforço da Polícia Militar em localizar e encaminhar pessoas foragidas da justiça desencadeou a Operação Báratro, coordenada pelo Centro de Inteligência da Corporação, para reduzir índices de crimes e proporcionar mais segurança à população. – Curitiba, 29/07/2021 – Foto: SESP-PR
Nesta quarta-feira, diversas instituições entregaram ao governo estadual uma carta com sugestões para a diminuição da violência policial no Paraná.
Também foi divulgado pelo Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado), do Ministério Público do Paraná, um levantamento sobre o número de mortes em confrontos com policiais e guardas municipais durante o ano passado em todo o estado.
Foram 417 mortes, um aumento de 9,74% em relação a 2020. As mortes de policiais militares foram a maior parte, 408, sendo apenas 2 de policiais civis e 7 de guardas municipais.
Considerando-se apenas as mortes em confrontos com policiais militares, os dados apontam que 62,16% das mortes foram de pessoas de até 29 anos. Entre os mortos nesses confrontos, 47,7% eram pardos, 5,6% eram negros e 46,7% eram brancos.