Paraná confirma em laboratório primeiro caso de paciente com Covid-19 e Dengue

 Paraná confirma em laboratório primeiro caso de paciente com Covid-19 e Dengue

A Secretaria da Saúde do Paraná confirmou por meio de exames de biologia molecular realizados pelo Laboratório Central do Paraná (Lacen-PR) e Instituto de Biologia Molecular do Paraná (IBMP) o primeiro caso de co-detecção pelos vírus SARS-CoV-2 (Covid-19) e DENV-2 (dengue sorotipo 2). Foto: Américo Antonio/Sesa

A Secretaria de Estado da Saúde confirmou por meio de exames de biologia molecular realizados pelo Laboratório Central do Paraná (Lacen-PR) e Instituto de Biologia Molecular do Paraná (IBMP) o primeiro caso de paciente com Covid-19 e dengue, ao mesmo tempo. Os exames confirmaram co-detecção pelos vírus Sars-CoV-2 (Covid-19) e Denv-2 (dengue sorotipo 2).

A co-detecção foi confirmada em paciente do sexo masculino, de 31 anos, residente no município de Ortigueira, área da 21ª Regional de Saúde, de Telêmaco Borba. O paciente foi internado para o tratamento da Covid-19, mas concomitantemente foi realizada coleta de amostra para exame da dengue, que também positivou, porém sem sintomas de agravamento para a segunda doença. O homem já teve alta hospitalar e está bem.

O exame PCR é considerado padrão para detecção de vírus porque faz identificação do material genético com alta sensibilidade e especificidades de análise.

Outras notícias