Papa concede título de Basílica à Catedral Nossa Senhora de Lourdes

 Papa concede título de Basílica à Catedral Nossa Senhora de Lourdes

A Catedral Nossa Senhora de Lourdes, da diocese de Apucarana, recebeu o título de Basílica, passando a ser chamada de a se chamar Catedral Basílica de Nossa Senhora de Lourdes.

A notícia de que o Papa Francisco assinou o documento que oficializa o título foi comunicada pelo bispo diocesano, Dom Carlos José de Oliveira, que se encontra em Roma, nesta quarta-feira (30).

“Agradecemos ao Santo Padre, o Papa Francisco, este grande presente nos 60 anos dessa diocese. Alegremo-nos, deixemos-nos envolver pela alegria da Virgem Maria. Nossa alma engrandece o Senhor. Obrigado ao Deus uno e trino por mais esse presente: Catedral Basílica de Nossa Senhora de Lourdes, a Catedral de Apucarana”, disse o bispo em vídeo gravado em frente à Basílica de São Pedro, em Roma

Diocese de Apucarana

A Diocese de Apucarana (PR) foi criada pelo Papa Paulo VI, em 28 de novembro de 1964, e instalada em 28 de março de 1965, com o início do pastoreio de Dom Romeu Alberti (1965-1982). Ela está localizada na região centro-norte do Paraná e estende-se num território geográfico composto por 36 municípios, 64 paróquias, diversas comunidades, diaconias e grupos de vivência. A população atual da diocese é de 500.468 habitantes (Censo IBGE 2010), sendo 74,5 % católicos, 20% de outras igrejas cristãs, 3% se declaram “sem religião”, e 2,5% outras denominações.

Título de Basílica

Uma basílica é uma igreja que recebe um título honorífico concedido pelo Papa. Essa designação é um sinal de distinção para edifícios que possuem importância histórica, cultural ou espiritual significativa. Existem dois tipos principais de basílicas:

Basílica Maior: Existem apenas quatro basílicas maiores no mundo, todas situadas em Roma: Basílica de São Pedro, Basílica de São João de Latrão, Basílica de Santa Maria Maior e Basílica de São Paulo fora dos muros. Essas igrejas têm precedência sobre todas as outras e possuem privilégios litúrgicos específicos.

Basílica Menor: Este título é mais comum e pode ser concedido a igrejas ao redor do mundo que possuem valor espiritual, histórico ou arquitetónico especial. Ao receber o título de basílica menor, a igreja adquire certos privilégios litúrgicos, como o uso do conopeu (uma espécie de guarda-sol) e do tintinábulo (sino cerimonial) durante procissões.

O título de basílica menor é concedido por decreto papal e, para obtê-lo, a igreja precisa atender a vários critérios, entre eles ser um lugar de peregrinação ou possuir uma importância particular para a comunidade cristã. Esta designação tem o objetivo de incentivar a devoção, destacando o valor espiritual do edifício e estimulando uma maior reverência pelo culto e pela tradição cristã associada a esse espaço sagrado.

Com informações, CNBB

Outras notícias