Palestras técnicas abrem programação da 16ª Fescafé
Com palestras direcionadas a agricultores, técnicos agrícolas e estudantes, teve início nesta terça-feira (01/11) a programação da 16ª Festa do Café de Apucarana (16ª Fescafé). Na atividade técnica, que aconteceu na sede da Cooperativa dos Cafeicultores do Pirapó (Coocapi), o prefeito Júnior da Femac esteve representando pelo secretário Municipal da Agricultura, Gerson Canuto. “Um momento de atualização de conhecimentos, que contou com a presença do engenheiro agrônomo Otávio Oliveira da Luz, coordenador Estadual de Programas e Projetos do IDR-PR, que falou sobre “O exemplo da Cafeicultura de Sucesso”; do engenheiro agrônomo da UEL, Adriano Thiobes Hoshino, com a palestra “Manejo de pragas e controle biológico”, e “Nutrição do café”, com o engenheiro agrônomo Roberval Simões Rodrigues”, detalha Canuto.
Uma realização da Prefeitura de Apucarana e Associação dos Cafeicultores de Apucarana, a 16ª Fescafé conta ainda com atrações culturais e de lazer, cuja programação acontece nesta sexta, sábado e domingo (04 a 06/11), em área de 4 mil metros quadrados, na rua Cesário Festi, no antigo acesso ao Distrito de Pirapó. “Além de agenda técnica visando oportunizar novos conhecimentos aos cafeicultores, trata-se de um evento festivo para as famílias de Apucarana e região”, assinala o prefeito Júnior da Femac. Ele frisa que o café é um grão que ainda tem grande relevância na economia. “A Festa do Café é um momento onde cultuamos esta importância, que faz parte das origens da cidade”, diz o prefeito.
A programação festiva tem início às 18 horas desta sexta-feira (04/11). Além de palco alternativo com artistas regionais, no palco principal terá, a partir das 22 horas, show com a dupla Marcos Paulo e Marcelo, que fará um “Tributo ao Zé Rico”. No sábado (05/11), também a partir das 22 horas, a atração de destaque será a dupla Rick e Renner e, no domingo (06/11), no período da tarde, shows com “Émerson e Zé Henrique”, e com “Diogo Cachorrão”, sucesso do momento no ritmo conhecido como “piseiro”. “Todos os shows com entrada franca”, reforça o prefeito Júnior da Femac.
Durante os três dias da feira haverá praça de alimentação, exposição de maquinários agrícolas voltados à cafeicultura. “Teremos ainda o concurso culinário para a escolha do melhor bolo feito com café, que acontece no dia da abertura, a partir das 19 horas, e, no domingo, o tradicional almoço”, conclui o prefeito.