Padre Lino é o novo secretário de Educação de Arapongas
Nesta quinta-feira (12), às 16h30 a assessoria de comunicação da Diocese de Apucarana comunicou oficialmente a suspensão das funções de sacerdote do Pe Lino Batista de Oliveira. Ele foi convidado pelo prefeito eleito de Arapongas Rafael Cita e aceitou ser o Secretário de Educação do município, durante sus gestão que inicia em janeiro.
Comunicado Diocese de Apucarana
A Diocese de Apucarana comunica que, em razão do anúncio do Revmo. Pe. Lino Batista de Oliveira para o cargo de Secretário Municipal de Educação de Arapongas/Pr, e após diálogo com o mesmo, informando-o sobre normativas canônicas e diocesanas, foi determinada a sua suspensão do Uso de Ordens pelo período em que exercer o cargo público.
Fica, portanto, o Revmo. Padre impedido dos atos inerentes ao ministério sacerdotal, de ministrar sacramentos e de assumir ou exercer funções diocesanas e paroquiais. A Diocese deseja que o trabalho do Rev. Padre a frente da Secretaria de Educação seja frutuoso e benéfico para todos os cidadãos da querida cidade de Arapongas.
Veja a nota oficial
Apucarana, 12 de dezembro de 2024.
Lino, confirmou o convite feito pelo político nesta terça-feira (10). “Sei que nos últimos anos o município avançou nesse setor, inclusive nos indicadores de desempenho. Quero agora conversar com os professores, com os servidores e com todos os envolvidos com a área escolar para mantermos e, se for o caso, até melhorar tudo aquilo que estiver funcionando bem e avançar onde for preciso, inclusive na elevação da nota de desempenho”, acrescentou padre Lino, agradecendo ao prefeito eleito pela confiança.
“Educador experiente”, justifica o prefeito eleito de Arapongas
“Padre Lino tem uma vasta experiência na área educacional, um excelente currículo e com certeza vai trazer uma grande contribuição para o nosso mandato e para Arapongas. A educação de nosso município já é uma referência por tudo o que foi conquistado ao longo dos dois mandatos do prefeito Sérgio Onofre, mas com certeza podemos avançar ainda mais”, afirmou Rafael Cita.
Padre Lino, que já atuou em paróquias e em estabelecimentos de ensino da região, atualmente reside em Florianópolis, Santa Catarina, onde trabalha como capelão hospitalar e professor tutor na Universidade Federal. “Alguns professores me consultaram sobre se estaria disposto a voltar para Arapongas e assumir a Secretaria Municipal de Educação. A partir daí, iniciamos um diálogo com educadores e com o prefeito eleito Rafael Cita e é com alegria que aceitei a missão”, afirma padre Lino. Segundo ele, o anúncio oficial só foi definido também depois do comunicado ao bispo da Diocese, uma vez que padre Lino, enquanto ocupar o cargo de servidor público, não poderá assumir nenhuma paróquia.
Padre Lino disse já ter informações sobre a estrutura e o funcionamento da Secretaria Municipal de Educação. Graduado em Teologia pelo Centro de Estudos Superiores da Companhia de Jesus (2001), ele também é formado em Filosofia pela Universidade do Sagrado Coração (1999), em pedagogia (UNIJALES), em Direito (FACNOPAR), tem mestrado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (2004) e doutorado em Filosofia pela Pontifícia Universita S. Tommaso D’Aquino – Roma, Itália (2008).
O futuro secretário de Educação de Arapongas, também atuou como avaliador do MEC, professor da Faculdade do Norte Novo de Apucarana (modalidade presencial e EAD), Instituto Filosófico de Apucarana, Faculdade Catuaí (pós-graduação) e Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) em áreas como ética e bioética.