Ortigueira é referência internacional no combate ao mosquito da dengue
Ortigueira reduziu em 95% os casos de dengue com um trabalho inédito desenvolvido pela empresa Forrest Brasil. Por meio do Controle Natural de Verotes (CNV), que tem o apoio da prefeitura municipal e da empresa Klabin, mosquitos estéreis foram produzidos em laboratório e inseridos na natureza, impossibilitando a procriação da espécie.
“A gente tem um resultado muito expressivo, de 95% na redução dos casos de dengue, quando a gente compara o período em que não estávamos aqui, e de mais de 99% da incidência do mosquito. Esse resultado é ainda mais expressivo quando a gente olha para as regiões vizinhas, por exemplo”, explica Deborah Oliveira, gerente-geral da Forrest Brasil.
Ary Mattos, prefeito de Ortigueira, está contente com o resultado do experimento: “O trabalho de Controle Natural de Vetores da Forrest Brasil tem o total apoio da Prefeitura de Ortigueira, porque vemos na prática o resultado excepcional do combate ao mosquito da dengue. Há três anos, vivíamos um cenário muito preocupante com essa epidemia. Hoje, no entanto, vivemos um novo momento”, salienta o prefeito Ary Mattos.