Olimpíada de Inteligência Artificial: alunos da rede têm até dia 25 para se inscrever

 Olimpíada de Inteligência Artificial: alunos da rede têm até dia 25 para se inscrever

As secretarias de Estado da Educação e da Inovação, Modernização e Transformação Digital chamam estudantes do 8º e 9º anos do Ensino Fundamental e os do Ensino Médio de toda a rede estadual de ensino para participar da 1ª Olimpíada Nacional de Inteligência Artificial (ONIA Brasil). Os melhores competidores do País irão para a Olimpíada Mundial, na China, em 2025.

A competição científica é promovida por três plataformas digitais – EduSpace, a H2IA/UFPel e IIA/LNCC – que formam a Comissão Organizadora do evento.

“Como já contamos com a disciplina de Programação em nossa grade curricular há pelo menos quatro anos e com o incremento da Robótica e da própria Inteligência Artificial para milhares de estudantes da nossa rede, por meio da plataforma KhanMigo, tenho certeza que nossos alunos já saem na frente nesta competição que terá abrangência nacional. Por isso, quero chamar a atenção de professores e diretores para que incentivem seus alunos a se inscrever”, disse o secretário da Educação, Roni Miranda.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até a próxima segunda-feira, 25 de novembro, no site www.oniabrasil.com.br. A Olimpíada se dará em várias etapas: nos meses de novembro e dezembro de 2024, ocorrerão as provas online e com consulta; em abril de 2025, acontecerá a etapa que a organização intitulou “mão-na-massa”, também em formato online, mas com questões práticas, quando serão conhecidos os vencedores brasileiros que disputarão o mundial em Pequim, em agosto de 2025.

O número de classificados para a etapa internacional da competição ainda não foi definido. De acordo com as instituições organizadoras, em razão justamente do ineditismo da Olimpíada, será necessário aguardar o resultado das primeiras etapas para a seleção e definição.

“Eu tenho convicção de que os  alunos paraenses, que fazem parte da melhor educação do Brasil, irão se sair muito bem nesta competição. E, com todo esse investimento na área da tecnologia que o Governo do Estado tem feito, vamos mostrar que nossos alunos são os mais bem preparados nas provas”, prevê o secretário da Inovação, Alex Canziani.

PARCERIA – Materializar a parceria entre a Inovação e a Educação com a presença maciça dos estudantes da rede pública em todas as etapas da Olimpíada, na opinião dos secretários, é o caminho para que o País possa assistir à boa performance dos alunos paranaenses ao longo dos próximos meses e de como eles são capazes de utilizar a IA como aliada no aprendizado.

A ONIA BRASIL – A Olimpíada Nacional de Inteligência Artificial é a competição oficial que designará os alunos para representar o Brasil na prestigiada IOAI (International Olympiad In Artificial Intelligence), evento global que acontecerá na capital chinesa, em 2025 e que vai reunir os maiores talentos em IA de todo o mundo.

Outras notícias