Obras da Sanepar ampliam em 90% a produção de água em Califórnia

 Obras da Sanepar ampliam em 90% a produção de água em Califórnia

A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) está ampliando o sistema de abastecimento de Califórnia, no Vale do Ivaí.- Curitiba, 29/10/2021 – Foto: Sanepar

A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) está ampliando o sistema de abastecimento de Califórnia, no Vale do Ivaí. São R$ 3,5 milhões de investimentos para aumentar a capacidade de produção e de reservação de água no município, com um horizonte de 30 anos.

Neste mês de outubro, a movimentação para instalação de um novo reservatório chamou a atenção da população. Pesando 7 toneladas, medindo 17 metros de altura e 4,5 metros de diâmetro, o equipamento foi instalado por um guindaste e exigiu 12 horas de trabalho de uma equipe especializada.

“Este investimento da Sanepar na cidade é muito significativo. Temos aqui uma água de excelente qualidade e, agora, a estrutura necessária para garantir o abastecimento da população por muitos anos”, disse o prefeito de Califórnia, Paulo Wilson Mendes.Com previsão para conclusão das obras no primeiro semestre de 2022, o sistema terá um incremento de 90% na produção de água e capacidade de armazenamento de 950 mil litros, mais do que o dobro da condição atual.

“As obras que Califórnia tem recebido refletem a atenção que o governo estadual dá à saúde e saneamento. São fruto de um trabalho que considera tanto os grandes quanto os pequenos municípios”, afirmou o gerente regional da Sanepar em Apucarana, Luiz Carlos Jacovassi.

Além do reservatório de poliéster reforçado com fibra de vidro, com capacidade de 250 mil litros, as obras incluem um outro semienterrado de concreto armado, de 300 mil litros, a operacionalização de um poço tubular profundo, com vazão de 56 metros cúbicos por hora, a implantação de cerca de 10 mil metros de tubulações e uma estação elevatória.

Outras notícias