Novo poço deve garantir abastecimento em Jandaia do Sul Autoridades visitaram obras e conheceram detalhes dos empreendimentos

 Novo poço deve garantir abastecimento em Jandaia do Sul Autoridades visitaram obras e conheceram detalhes dos empreendimentos

A Sanepar está investindo cerca de R$ 3,5 milhões para colocar em funcionamento, nos próximos 30 dias, um novo poço em Jandaia do Sul. A capacidade de produção do poço é de mais de 150 mil litros de água por hora, equivalente ao volume atualmente captado no Rio Marumbizinho.

Na tarde desta terça-feira (31), o prefeito Lauro Júnior visitou as obras acompanhado por vereadores e representantes da Sanepar. Eles conheceram detalhes da obra de interligação do novo poço, perfurado na Estrada Rural Dourados, região Norte da cidade. A fonte utilizada é o aquífero Serra Geral, em um veio a 150 metros de profundidade.

“Esta obra significa garantia e segurança para o sistema de distribuição de água para toda a população de Jandaia do Sul”, afirma o gerente regional da Sanepar em Apucarana, Luiz Carlos Jacovassi.

O prefeito destacou a boa parceria com a Companhia e que trabalham juntos na busca da melhor solução para o atendimento da cidade. “Jandaia do Sul está dobrando a capacidade de abastecimento. Em outubro, estaremos com essas obras concluídas, levando água de qualidade para a população”, ressalta.

A comitiva também esteve na Estação de Tratamento da Água, onde está sendo finalizada a nova casa de química. Eles visitaram a reforma da sede administrativa, no escritório de atendimento aos clientes.

RODÍZIO NO ABASTECIMENTO – Em função da estiagem severa que afeta todo o Paraná e que provocou queda na vazão dos mananciais que abastecem Jandaia do Sul, a Sanepar precisou implantar rodízio na distribuição de água na cidade no último dia 25 de agosto.

Jandaia foi dividida em dois grupos: setor A, que abrange as regiões Oeste e Noroeste; e, setor B, regiões Norte e Leste, que são abastecidos por 24 horas, seguida de 24 horas de suspensão, ou seja, um dia com água, um dia sem água.

No início de agosto, a Sanepar colocou em operação um outro poço emergencial com vazão de 20 mil litros por hora para incrementar a produção. No entanto, a falta de chuvas reduziu em mais de 30% a produção do sistema, o que inclui o Rio Marumbizinho, poço e mina.

A implantação do rodízio também leva em consideração a previsão de poucas chuvas para as próximas semanas.

Outras notícias