Nova conquista da educação de Apucarana tem repercussão positiva entre lideranças
Depois de conquistar o título de “melhor educação básica do Brasil”, em estudo de âmbito nacional produzido pelo Instituto Áquila e a Rede Bandeirante de Televisão – no final de 2021 -, agora Apucarana acaba de obter a melhor nota no Índice de Desenvolvimento do Ensino Básico (IDEB), entre as maiores cidades do Paraná. O impacto do resultado no IDEB foi muito positivo entre lideranças locais, que destacam a qualidade da estrutura física e do ensino.
A conquista foi garantida pela segunda vez consecutiva, em aferição do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), órgão ligado ao Ministério da Educação. Na edição de 2021, concluída agora, em setembro de 2022, Apucarana conquistou a nota 7,3 nos anos iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 5º Ano). Em 2019, com resultado divulgado em 2020, Apucarana também havia conquistado a melhor nota (7,6) no Paraná, entre as cidades de médio e grande porte.
Conforme explica a secretária de educação, Marli Fernandes, em função da pandemia do coronavírus, foi geral a queda das notas dos municípios. Segundo ela, alunos ficaram sem aulas presenciais e depois tiveram aulas online. “No caso de Apucarana, o prefeito Junior da Femac agiu rápido, conseguindo colocar em prática as aulas por um canal de TV digital”, informa a secretária.
O presidente da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Apucarana, Wanderlei Faganello, avalia que essa é uma conquista que vem se consolidando ao longo dos últimos anos. “Agora, o prefeito Junior da Femac, faz um esforço para alcançar novas metas. Entre todos os requisitos que buscamos para Apucarana esse é o principal, por que a educação é a base de tudo”, comenta Faganello, acrescentando que o prefeito herdou da sua mãe, a professora aposentada Dona Maria, o amor pela educação.
“Investir na educação é investir em pessoas, é garantir uma sociedade melhor, mais justa e consciente. Parabenizo a gestão municipal por priorizar o ensino, que é o futuro de toda nação. Não há outro caminho para uma cidade se desenvolver senão com acesso ao conhecimento. Temos em Apucarana uma educação feita por quem “gosta de pessoas”. Como cidadã fiquei muito feliz ao saber do resultado do IDEB e constatar que Apucarana tem se mantido na ponta quando o assunto é qualidade da educação, mesmo diante de um cenário de grandes desafios, que foi a pandemia”, diz a empresária Aída Santos Assunção, presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Apucarana (Sivana).
O diretor do Colégio Estadual Cerávolo, Diego Favero, também se manifestou sobre o resultado obtido por Apucarana no IDEB. “Isso é fruto de investimentos concretos na educação. Fiz mestrado sobre educação integral e vejo que é muito nítido e notório a discrepância entre as gestões do Beto e do Junior e outras anteriores, com relação à estrutura física, currículo diversificado e merenda escolar, além de outros avanços. E isso tudo soma na formação do aluno”, opina Diego Favaro, parabenizando a significativa conquista de Apucarana.
“Apucarana foi o primeiro município do Paraná a criar um canal específico de televisão, para transmissão diária das aulas, por meio da plataforma Google Classroom. Com esse sistema nossas crianças puderam acessar o canal e manter o aprendizado em casa”, lembra o prefeito Junior da Femac.
Ele assinala que a educação de Apucarana tem alguns diferenciais, tais como o ensino do português, inglês e espanhol e que, agora, está sendo implantado o ensino de LIBRAS (língua de sinais). “Os professores têm formação continuada; as escolas têm equipamentos tecnológicos; investimentos contínuos nas estruturas físicas; merenda escolar de alta qualidade; material escolar de qualidade e material didático do sistema de ensino Max”, acrescenta o prefeito.