“Nossa missão é reduzir os índices de homicídio”, diz delegado Marcus

 “Nossa missão é reduzir os índices de homicídio”, diz delegado Marcus

Apucarana teve um 2023 marcado por crimes violentos. Pessoas foram assassinadas em lanchonetes, com crianças dentro, no meio da rua, em frente de várias famílias. Bandidos armados invadiram comércios, casas e mataram com diversos disparos de arma de fogo ou facadas.

Somente em 2023, de acordo com o delegado chefe da 17ª Subdivisão Policial de Apucarana, Marcus Felipe da Rocha Rodrigues, foram 26 assassinato na cidade, sendo que 18 crimes foram esclarecidos.

Já em toda 17ª Subdivisão Policial, somando Apucarana e as cidades do Vale do Ivaí, são 53 crimes contra a vida, sendo que 35 foram elucidados.

“Os índices de resolução são altos. Ainda esclarecemos mais 4 assassinatos do ano de 2022 registrados em Apucarana e sete que foram registrados também em 2022 nas cidades da região. Tivemos um alto índice de assassinatos, e as forças de segurança têm como missão em 2024 reduzir esses números”, destaca o delegado.

No começo de 2023, Apucarana foi marcada pela disputa de território do tráfico de drogas. Foram pelo menos seis execução ao longo do ano, nos bairros Jardim Ponta Grossa, Jardim Colonial e residencial Sumatra. Sempre da mesma forma, vários atiradores e muitos tiros.

A situação provocou pânico na cidade, pois os crimes acontecem à luz do dia, em frente ou dentro de casas, comércios, na frente de crianças e famílias. Para inibir os assassinatos, a polícia montou uma força tarefa, que deu resultados. “Desde julho, a Polícia Civil, a PM, enfim, estamos realizando a operação saturação, batendo firme contra o tráfico. Identificamos envolvidos, realizamos prisões, e com isso os crimes relacionados a essa disputa, a essa ‘guerra’ do tráfico diminuíram. A aconteceram outros assassinatos, mas não com relação a essa disputa”, explica Marcus.

Outros números de 2023:

Inquéritos instaurados 

Em Apucarana: 637, sendo 240 flagrantes com encaminhamento da PM, GCM, ou PRF, e 397 por investigação aberta diretamente na Polícia Civil

Em toda a 17ª mais Apucarana: 2.239, sendo 610 flagrantes com encaminhamento da PM, PRF, PRE ou GM, e 1719 por investigação aberta diretamente na Polícia Civil

Prisões e apreensões

Em Apucarana: 135

Em toda a 17ª mais Apucarana: 450

Saiba mais sobre os números assistindo a entrevista do delegado Marcus Felipe:

 

 

Outras notícias