Nos 80 anos, prefeitura devolve “Praça do 28” à população

 Nos 80 anos, prefeitura devolve “Praça do 28” à população

Após 62 anos de sua existência, a Praça Semiramis Braga, popularmente conhecida como Praça 28 de Janeiro, ganhou novos atrativos e uma iluminação de primeiro mundo. O prefeito Junior da Femac fez a entrega, na noite desta quarta-feira (24), em concorrido evento, com autoridades, populares e moradores deste bairro central. A reinauguração da praça integra a programação do aniversário de 80 anos do município.

“Todo mundo tem alguma história com a Praça 28 de Janeiro, porque é uma praça que está no coração da cidade e leva a data de aniversário de Apucarana e também presta uma homenagem ao Paraná, pois leva o nome da mãe de Semiramis Braga, mãe do ex-governador do Paraná, Ney Braga”, discursou o prefeito Junior da Femac.

A solenidade contou com a presença de vereadores, secretários municipais e lideranças comunitárias. A Banda do 15ª Brigada de Infantaria Mecanizada, do Exército Brasileiro, entoou o Hino Nacional Brasileiro e também fez uma apresentação durante o evento.

“A revitalização da Praça 28 de Janeiro é um presente cultural, turístico e de lazer para a nossa comunidade. Aproveitem esse espaço”, disse a secretária municipal da Promoção Artística, Cultural e Turística, Maria Agar.

“Nesta festividade de aniversário da cidade, a prefeitura está devolvendo esse belo espaço para as famílias apucaranenses. Um local lindo e agradável para todos”, afirmou o secretário municipal do Meio Ambiente, Gentil Pereira.

“Este momento é para marcar o retorno da Praça 28 de Janeiro para a sociedade. A revitalização deste espaço foi realizada com recursos do município. A administração municipal investiu para entregar essa bonita área de lazer para os apucaranenses”, observou o presidente da Câmara de Vereadores, Luciano Molina, que muito lutou pela obra.

“A Praça 28 de Janeiro leva a data do aniversário da cidade e está no coração de Apucarana. O projeto de revitalização é totalmente acessível, não tem um degrau. É um local adequado e atrativo para todas as gerações. Conclamo a todos para ajudar a cuidar desse patrimônio público que é a nossa histórica e querida Praça 28 de Janeiro”, destacou o prefeito Junior da Femac.

A solenidade de entrega da revitalização da praça contou a presença do comandante do 30º Batalhão de Infantaria Mecanizada (30º BIMec), tenente-coronel Alexandre Pereira Figueiredo; dos vereadores Tiago Cordeiro, Rodrigo Lievori (Recife), Mario Felipe e Luciano Facchiano.

HISTÓRIA – A praça, situada na área central de Apucarana, tem 8.310 metros quadrados, e foi inaugurada em 28 de janeiro de 1962. O logradouro está completando agora, nos 80 anos de Apucarana, 62 anos de existência na cidade.

Até 2017, curiosamente, o espaço público pertenceu ao Governo do Paraná. A doação da área ao município foi autorizada pela Lei Estadual em setembro de 2017. “Mantivemos os aspectos arquitetônicos da praça original e da reforma feita pelo ex-prefeito José Domingos Scarpellini”, disse o prefeito, acrescentando que o meio ambiente foi respeitado. “Nós tiramos algumas árvores e plantamos o dobro de árvores. Aqui o meio ambiente vem em primeiro lugar junto às pessoas”, discursou.

A praça foi implantada na gestão do prefeito Marino Pereira. O nome presta homenagem a Semiramis de Barros Braga, mãe do então ex-governador do Paraná, Ney Braga, que inaugurou o espaço público em 1962. Filha de família tradicional curitibana, ela desenvolveu um importante trabalho na área da filantropia e assistência social no Paraná.

Já nos anos 90, o prefeito José Domingos Scarpelini deu sobrevida à Praça do 28, com novas calçadas, instalação de um chafariz com peças de cerâmica esculpidas e diversas outras melhorias.

ATRATIVOS – Passadas mais de seis décadas, agora a Praça do 28 foi completamente revitalizada durante o ano passado. O espaço ganhou novos atrativos. Foi feita a troca de toda a grama, que passou a ser do tipo esmeralda. Todas as calçadas foram substituídas por

concreto antiderrapante, sem degraus e inclinações, garantindo mais segurança e acessibilidade.

O espaço ganhou um parquinho para crianças de até 6 anos de idade. E mais um parque foi instalado para crianças maiores. O chafariz, que simboliza a riqueza das águas de Apucarana, também foi reformado. A praça ganhou ainda um bebedouro de água automático para uso coletivo.

Outro atrativo instalado na praça é o “Parcão”, um local alambrado, com brinquedos para os pets, caixa de areia, bebedouro de água e mesas e bancos para acomodar seus donos.

A reabertura de uma quadra da Rua Renê Camargo também contribuiu para ampliar os espaços de estacionamento. Além disso, mais vagas foram criadas com a adoção do estacionamento em diagonal, totalizando 98 vagas.

A praça tem uma nova pista de caminhada com 600 metros de extensão e uma pequena ciclovia para crianças. Todas as vias do entorno da praça receberam recape asfáltico. Um moderno sistema de tecnologia de iluminação, com padrão LED, foi instalado na região.

Outras notícias