Moradores e frequentadores do Cemitério Municipal de Borrazópolis se depararam, na manhã deste sábado (3), com uma situação inusitada e perturbadora. Animais mortos, bebidas alcoólicas e charutos foram encontrados tanto na entrada quanto no interior de jazigos que ainda estão em fase de construção.
De acordo com relatos de testemunhas, ao menos seis gavetas funerárias teriam sido usadas para o depósito de galinhas mortas e garrafas de cachaça. Em um dos locais, também foi localizado um caixão em miniatura contendo uma cruz vermelha.
No portão principal do cemitério, diversos objetos foram deixados no chão, entre eles uma garrafa de pinga, um recipiente sem identificação e charutos dispostos de forma organizada. Já no cruzeiro central, espaço destinado a orações, foram encontrados pães e copos descartáveis com líquidos.
Embora a Constituição Federal assegure a liberdade religiosa e o livre exercício dos cultos, o episódio causou indignação e desconforto entre moradores da cidade. O direito à manifestação religiosa, no entanto, não permite invasão de propriedade, danos ao patrimônio público, crimes ambientais ou qualquer desrespeito aos túmulos e restos mortais.
As informações foram divulgadas pelo Blog do Berimbau.




