Moradores de São Pedro do Ivaí que ainda não responderam o Censo podem agendar pelo 137

 Moradores de São Pedro do Ivaí que ainda não responderam o Censo podem agendar pelo 137

Moradores de São Pedro do Ivaí que ainda não receberam a visita dos recenseadores do IBGE, podem agendá-la por meio do Disque Censo, no número 137. As ligações são gratuitas e recebidas por atendentes de uma central de atendimento específica para esse serviço.
O IBGE divulgou uma prévia da pesquisa censitária no dia 28 de dezembro. Até o momento, a coleta contabilizou 8.691 habitantes em São Pedro do Ivaí. O total representa uma queda populacional de 2.418 moradores em relação ao Censo de 2010.
As informações servem para o cálculo de distribuição do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), feita de acordo com o número de habitantes de cada cidade brasileira. Se a queda populacional se confirmar, São Pedro perderá recursos, visto que o coeficiente de FPM pode descer de 0.8 para 0.6.
A prefeita do município, Maria Regina Della Rosa Magri, não acredita nos números apresentados pela prévia do IBGE, e que se os valores se confirmaram no relatório final, entrará na justiça para reverter. “Somos um município pequeno e que já carece de recursos. O número apresentado não é condizente com a nossa realidade, visto que nossos cadastros no SUS, nas ligações de água e luz, dentre outros, demonstram uma população maior”, destaca.
Regina acredita que muitas pessoas do município não responderam o Censo e faz um apelo. “O que está em jogo agora é o futuro de São Pedro do Ivaí. Peço para que as pessoas que não receberam a visita do recenseador liguem no telefone disponibilizado pelo IBGE e faça o agendamento para a visita do recenseador. A pesquisa é breve e as informações são indispensáveis para o nosso futuro.
Quem conhece alguém que não respondeu, informe a prefeitura ou auxilie no agendamento, pediu a prefeita.
Disque-Censo 137
Ao discar o número “137”, o usuário responderá um questionário inicial. Um atendente do IBGE solicita informações como telefone, e-mail, endereço e nome, confirmando assim se, realmente, o domicílio ainda não foi recenseado. Após confirmar se nenhum morador do domicílio respondeu ao questionário do Censo Demográfico 2022, o representante do IBGE agendará uma visita.
A entrevista só poderá ocorrer de maneira presencial, tendo em vista a necessidade de confirmação das informações passadas por telefone e de georreferenciamento do domicílio. Todas as informações prestadas ao estudo demográfico realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística são sigilosas.
É possível verificar a identidade do recenseador pelo site Respondendo ao IBGE ou pela Central de Atendimento ao Censo 0800 721 8181. Ambos constam no crachá do agente. Para realizar a confirmação, o cidadão deve fornecer o nome, matrícula e/ou CPF do recenseador. O QR Code do crachá do profissional também direciona para o site Respondendo ao IBGE.

Outras notícias