Monitoramento remoto é um benefício aos produtores que buscam altas produtividades
A agricultura de precisão dispõe de muitos benefícios tecnológicos que potencializam a produtividade, a rentabilidade, qualidade no desenvolvimento das culturas, entre outros.
O monitoramento remoto, via satélite, é uma dessas possibilidades tecnológicas, disponíveis no Setor de Inovação Agrícola da Cocari, para produtores interessados em altas produtividades.
A abordagem moderna, combinada com os conhecimentos técnicos tradicionais, caracterizam a Inteligência Agronômica, permitindo a coleta de dados das áreas agrícolas dos cooperados, a fim de traçar diagnósticos, como a estimativa da produtividade, avaliação nutricional, detecção de pragas e doenças, previsão do tempo e avaliação da necessidade hídrica das plantas.
Aumento do potencial produtivo
De acordo com o consultor técnico do setor de Inovação Agrícola da Cocari, Adilson Sena Júnior, a tecnologia permite ao produtor acompanhar a sua área de perto, pelo celular, mapeando todo o ciclo produtivo da soja, de forma precisa, reduzindo riscos de perda de produtividade. “A tecnologia permite o ajuste fino das lavouras, identificando as particularidades dentro dos talhões. As imagens de satélites e de drones possibilitam identificar variações, e trabalhar para aumentar o potencial produtivo das lavouras”, aponta.
A tecnologia facilita a rotina dos cooperados, que podem se dedicar as atividades que necessitam de sua atenção presencial, deixando a cargo dos consultores técnicos da Cocari o acompanhamento, que se divide nas visitas às lavouras, e atualização de informações ao programa de monitoramento remoto, que o produtor terá na palma da mão, com detalhamento dos problemas, identificação de pragas e doenças, e indicação de controle.
Relatório detalhado
Ao final de cada safra, os cooperados recebem um relatório detalhado, apresentando os resultados das iniciativas programadas para o desenvolvimento de suas lavouras.
Outro fator positivo do monitoramento é que o cooperado obtém um panorama das próximas ações, facilitando a tomada de decisões e a redução de custos de produção. “O monitoramento via satélite da Cocari permite que o produtor tenha acesso às imagens, no máximo, com intervalo de dois a três dias, podendo, em alguns casos, ter esse acesso diariamente, sendo que o nível de precisão dos detalhes chega a 9m2, o que permite esse acompanhamento fino da lavoura, sem necessariamente precisar ir à propriedade, o que auxilia muito os produtores que plantam em áreas mais distantes, e não conseguem visitar essas áreas sempre”, ressalta Sena Junior
Cooperado, o serviço monitoramento remoto faz parte do Programa Sou Mais Cocari, que está com inscrições abertas para a temporada 2024/2025. Fale com o consultor da unidade Cocari mais próxima e leve a evolução agrícola para sua propriedade.
Redação Cocari