Metade dos semáforos de Apucarana já conta área exclusiva para motociclistas

 Metade dos semáforos de Apucarana já conta área exclusiva para motociclistas

Dos 62 semáforos existentes em Apucarana, cerca de 30 já contam com a delimitação de uma área exclusiva para motos. O dispositivo começou a ser implantado em meados do ano passado em sinaleiros da área central. E, partir do próximo mês, as chamadas “esperas” para motociclistas também chegarão aos bairros.

O prefeito Junior da Femac afirma que Apucarana conta com cerca de 92 mil veículos, dos quais 21 mil são motos. “A medida busca disciplinar o trânsito nos semáforos. Temos agora a faixa de pedestre e, logo atrás, uma área exclusiva para as motocicletas, e depois a área dos demais veículos. Isso garante uma melhor organização, maior visibilidade e mais segurança para todos, especialmente para os pedestres”, pontua Junior da Femac.

Conforme Carlos Mendes, diretor-presidente do Instituto de Desenvolvimento, Pesquisa e Planejamento de Apucarana (Idepplan), o serviço começou a ser implantado no ano passado em cruzamentos da Rua Osvaldo Cruz. “Depois, fomos expandindo a sinalização para outras ruas. O serviço está sendo executado aos poucos, pois é realizado aos domingos, pois são dias de menor movimento. Nos últimos dois finais de semana, o serviço atendeu cruzamentos das ruas Nagib Daher e Avenida Curitiba”, exemplifica.

Após o Carnaval, de acordo com Mendes, as áreas exclusivas para motos começarão a ser levadas também aos bairros. “As primeiras sinalizações serão implantadas em semáforos localizados na Avenida Itararé e no pontilhão da Avenida Central do Paraná, nas regiões do Jardim América e do Jardim Ponta Grossa”, informa.

A meta é implantar ainda neste ano as esperas para motos em todos os 62 semáforos da cidade. “Estamos fazendo o planejamento, pois há cruzamentos em que é necessário fazer duas e até 3 pinturas. Por isso, o trabalho acontece aos domingos, com o objetivo de gerar o menor transtorno possível no trânsito”, observa do diretor-presidente do Idepplan.

Outras notícias