Metade dos semáforos de Apucarana já conta área exclusiva para motociclistas
Dos 62 semáforos existentes em Apucarana, cerca de 30 já contam com a delimitação de uma área exclusiva para motos. O dispositivo começou a ser implantado em meados do ano passado em sinaleiros da área central. E, partir do próximo mês, as chamadas “esperas” para motociclistas também chegarão aos bairros.
O prefeito Junior da Femac afirma que Apucarana conta com cerca de 92 mil veículos, dos quais 21 mil são motos. “A medida busca disciplinar o trânsito nos semáforos. Temos agora a faixa de pedestre e, logo atrás, uma área exclusiva para as motocicletas, e depois a área dos demais veículos. Isso garante uma melhor organização, maior visibilidade e mais segurança para todos, especialmente para os pedestres”, pontua Junior da Femac.
Conforme Carlos Mendes, diretor-presidente do Instituto de Desenvolvimento, Pesquisa e Planejamento de Apucarana (Idepplan), o serviço começou a ser implantado no ano passado em cruzamentos da Rua Osvaldo Cruz. “Depois, fomos expandindo a sinalização para outras ruas. O serviço está sendo executado aos poucos, pois é realizado aos domingos, pois são dias de menor movimento. Nos últimos dois finais de semana, o serviço atendeu cruzamentos das ruas Nagib Daher e Avenida Curitiba”, exemplifica.
Após o Carnaval, de acordo com Mendes, as áreas exclusivas para motos começarão a ser levadas também aos bairros. “As primeiras sinalizações serão implantadas em semáforos localizados na Avenida Itararé e no pontilhão da Avenida Central do Paraná, nas regiões do Jardim América e do Jardim Ponta Grossa”, informa.
A meta é implantar ainda neste ano as esperas para motos em todos os 62 semáforos da cidade. “Estamos fazendo o planejamento, pois há cruzamentos em que é necessário fazer duas e até 3 pinturas. Por isso, o trabalho acontece aos domingos, com o objetivo de gerar o menor transtorno possível no trânsito”, observa do diretor-presidente do Idepplan.