Médicos do Paraná homenageados pelos 50 anos de trabalho exemplar

 Médicos do Paraná homenageados pelos 50 anos de trabalho exemplar

Dos 121 médicos que serão homenageados, 06 são de Apucarana e Ivaiporã, região do Vale do Ivaí

O CRM-PR realiza mais uma vez no formato virtual a sua tradicional cerimônia alusiva ao Dia do Médico, observando as medidas sanitárias de prevenção. Será neste domingo (17), a partir das 9h, com transmissão aberta em seu canal no YouTube e duração aproximada de uma hora, com posterior disponibilização do vídeo no acervo digital do Conselho. O evento, que está em sua 36ª edição anual, visa homenagear os médicos de modo geral e exaltar os exemplos éticos que devem guiar a atividade. Será uma oportunidade, também, para reverenciar a memória das vítimas da Covid-19, incluídos aí os médicos que atuaram heroicamente na linha de frente do combate à doença.

Médicos que neste ano completam 50 anos de formados sem qualquer sanção disciplinar recebem o Diploma de Mérito Ético-Profissional e o símbolo da Medicina em cristal. São 121 os profissionais, em sua maioria renomados expoentes em suas especialidades, professores ou pioneiros em municipalidades paranaenses. Eles receberam as comendas pelo meio postal para o registro fotográfico prévio em ambiente seguro com familiares, com as imagens sendo reproduzidas durante a solenidade. Do grupo fazem parte 13 mulheres e ainda inclui a homenagem a quatro médicos falecidos este ano.

A abertura da atividade e saudação aos médicos paranaenses (são 31.349 os inscritos ativos) será feita pelo presidente do Conselho, Roberto Issamu Yosida. Também haverá mensagens do secretário estadual da Saúde, Beto Preto, do presidente da Associação Médica do Paraná, Nerlan Tadeu de Carvalho, e do presidente da Academia Paranaense de Medicina, Renato Araújo Bonardi. Haverá ainda o momento musical, com apresentação ao piano da “Sonata ao Luar” (Beethoven), pelo médico, professor e músico Valderílio Feijó de Azevedo, e respeitado o “minuto de silêncio” para reverenciar a memória de mais de uma centena de médicos falecidos este ano no Paraná, muitos deles vítimas da Covid-19.

VALE DO IVAÍ – Dos 121 médicos que serão homenageados, 06 são de Apucarana e Ivaiporã, da região do Vale do Ivaí, que são: Dr. Ailton José de Oliveira de Ivaiporã; Dr. Carlos José Freire de Apucarana; Dr. Eraldo Dias da Mota de Apucarana; Dr. José Eduardo Rúpolo de Apucarana; Dr. Lino Gaspar Proença de Ivaiporã e Dr. Pedro Salviano Filho (in memoriam) de Ivaiporã.

Outras notícias