MAUÁ DA SERRA – Descobertas novas passagens em gruta usada durante o regime militar

 MAUÁ DA SERRA – Descobertas novas passagens em gruta usada durante o regime militar

Fotos: Fernando Felippe Rodrigues

Uma gruta usada como esconderijo durante o regime militar, guardava mais do que um simples espaço. No fim da semana passada, os biólogos Fernando Felippe Rodrigues e Udson Mikalouski, por curiosidade, decidiram ver o que mais havia no local que está localizado na zona rural de Mauá da Serra. Fernando contou que chegar à gruta não é uma tarefa simples, por ser de difícil acesso. Até a entrada, não tinha mais do que 30 m², mas seguindo adiante, a surpresa: o espaço tem cerca de 120 m², e os poços, aproximadamente 10 metros de profundidade. [ouça o áudio acima]

O professor e biólogo, Udson Mikalouski, fala que concordou em ir mais fundo na gruta. Foi aí que aconteceu a descoberta.

Marechal Henrique Batista Duffles Teixeira Lott, ou apenas Marechal Lott, foi um ministro de Guerra que teve papel fundamental na posse do presidente Juscelino Kubitschek e do vice João Goulart. Foi ele que, no dia 11 de novembro de 1955, liderou um movimento conhecido como Golpe Preventivo do Marechal Lott para assegurar a posse do presidente e vice que foram eleitos.

Estudos de mestrado, doutorado e livros comprovam que Marechal Lott esteve nesse lugar com outros militares, fugindo da perseguição de 1964. A gruta, escavada por Lott e outros homens, está localizada em uma reserva particular, no interior da Fazenda Monte Sinai, em Mauá da Serra e foi batizada de “JK”. Foi ali que Lott se escondeu da perseguição do Exército. A gruta, segundo Fernando Felippe Rodrigues, tem três túneis, que seriam usados para armazenar água.

O biólogo Udson Mikalouski relata que na gruta foram encontrados pertences que foram levados pelos militares. Após essa descoberta, estudiosos devem ir até o local para registrar e realizar novas pesquisas.

Fonte: CBN Maringá

Outras notícias