Mauá da Serra adota atendimento individualizado para alunos com dificuldades

 Mauá da Serra adota atendimento individualizado para alunos com dificuldades

A Secretaria Municipal de Educação de Mauá da Serra adotou, desde o início do ano letivo, a possibilidade do atendimento individualizado para os alunos da rede municipal de ensino.

A secretária de Educação, Vânia Alencar Coutinho dos Santos, comenta que os pais que se sentem à vontade podem mandar os filhos para a escola e os professores, que se sentem confiantes em fazer esse atendimento, podem receber o aluno, uma vez na semana, por no máximo, uma hora e meia, para esse momento que a secretaria chama de plantão pedagógico. “Estamos disponibilizando esse espaço na escola, que fica de fácil acesso para as crianças e os professores, para sanar as dúvidas e explicar os conteúdos de forma individual aos alunos com algum tipo de dúvida”, frisa.
No entanto, o recente aumento de casos de Covid-19 em Mauá da Serra, fez com que a procura por esse tipo de atendimento não fosse tão grande, mas assim que a pandemia voltar a ter uma estabilidade no número de casos, ela acredita que cerca de 60% dos alunos devem procurar pelo serviço.
Outra ação que está ajudando a tornar o ensino remoto um pouco mais efetivo é a realização de aulas, através do meet ou de vídeo chamadas, e que tem sido muito utilizado pelos professores de Mauá da Serra, principalmente com os alunos do 4º e 5º ano, que conseguem sozinhos entrar nas salas e participar das atividades.
“Nós sabemos que o ensino remoto tem uma perda grande em relação ao ensino presencial, independente dos esforços que cada município esteja fazendo, mas estamos procurando manter um diálogo intenso com a família, para apoiar o aluno e fazer a ponte entre os professores e a escola”, ressalta.
Além da disponibilização das atividades nos grupos, os alunos que residem na área rural e não conseguem ir até a cidade, a secretaria de educação faz um esforço para levar o material impresso até o aluno.
Retorno
Ainda não existe uma data para o retorno das atividades presenciais e a secretária Vânia Santos salienta que a evolução da pandemia tem feito com que essa volta fique cada vez mais longe. Ela destaca que a ideia é dar continuidade às ações iniciadas no ano passado, como o atendimento dos alunos autistas e a ampliação da equipe multidisciplinar e do centro de atendimento, que tem feito avaliação e encaminhamento dos casos.
Além disso, as escolas da rede municipal foram reformadas e a secretaria de educação quer dar continuidade à entrega de uniformes e já iniciou a entrega de material escolar.
Reportagem: Aldinei Andreis (Paraná Centro).

Outras notícias