Marilândia do Sul – Controle de endemias alerta para surto de dengue no município

 Marilândia do Sul – Controle de endemias alerta para surto de dengue no município

O controle de endemias juntamente com a Secretaria de Saúde de Marilândia do Sul declarou surto de dengue no município. Será necessária a colaboração de todos para que a doença não se espalhe ainda mais, gerando uma epidemia.

Já são seis casos confirmados de dengue no município, e outras seis pessoas aguardam o resultado do teste. Com este número de infectados Marilândia já vive um surto de dengue. A dengue é uma doença transmitida pelo mosquito Aedes Aegypti, e o criadouro desse vetor é locais com água parada.

Ao contrário do que muitos pensam, o mosquito não se reproduz apenas em locais com muita água parada, é necessário apenas uma tampinha de garrafa, por exemplo, para que ele se desenvolva. Os ovos do mosquito são de extrema resistência e podem suportar em um recipiente, sem ter entrado em contato com a água, entre 300 e 400 dias.

Por isso, é necessário o cuidado com possíveis criadouros, pois, se houver ovos no local, assim que entrarem em contato com a água vão eclodir. Mantenha sempre o quintal limpo, faça a coleta de lixo de forma correta, deixe caixas d’água vedadas, pratinhos de vasos de plantas sempre secos, potinhos de animais de estimação limpos.

Além da dengue o mosquito Aedes Aegypti também transmite doenças como o Zica vírus e Chikungunya, doenças perigosas que se desenvolvidas em sua forma grave podem levar a morte. O combate ao mosquito da dengue só depende de nós, vamos todos fazer a nossa parte.

Outras notícias