Manejo eficiente para resultados de excelência

 Manejo eficiente para resultados de excelência

A avicultura é uma das atividades que a Cocari desenvolve, oferecendo aos produtores a oportunidade de agregar rentabilidade às suas atividades no campo. Com cuidados diários, a prática pode alcançar altos índices zootécnicos ao longo do ano, e o verão exige ainda mais atenção para o pleno desenvolvimento das aves.

O supervisor de avicultura da unidade industrial da Aurora Coop em Mandaguari (PR), Andreo Eckel, destaca que, na fase inicial do alojamento, é essencial manter o aquecimento para o conforto térmico dos pintainhos, mesmo durante a estação mais quente. “Mesmo no verão, ocorre uma amplitude térmica bem grande, com altas temperaturas durante o dia e à noite chegando próximas ou inferiores a 20ºC. O avicultor pode iniciar com 35ºC e reduzir gradualmente até 30ºC ao longo de sete dias”, orienta.

Equipamentos bem regulados fazem a diferença

Manter os equipamentos em perfeito funcionamento é outro ponto fundamental para a eficiência do manejo, especialmente exaustores, nebulizadores e placas evaporativas. “Estes equipamentos garantem a ventilação necessária e a redução da umidade dentro do galpão, favorecendo o resfriamento das aves durante o dia”, explica Eckel.

Ele reforça que o uso adequado do exaustor retira o calor e a umidade produzidos pelas aves, permitindo um ambiente mais adequado no dia seguinte. “A regulagem correta do painel, conforme a idade das aves e a substituição da placa evaporativa dentro do prazo de vida útil, são medidas indispensáveis para manter a eficiência do sistema de resfriamento”, completa.

Intercooperação Cocari e Aurora fortalecem a avicultura

A intercooperação entre Cocari e Aurora Coop segue impulsionando o setor avícola. Com 273 aviários em operação distribuídos por 25 municípios do Paraná, o Fomento Avícola da Cocari prevê abater 51 milhões de aves em 2024, com expectativa de dobrar este número nos próximos anos.

Para garantir o sucesso na atividade, os avicultores devem buscar orientações técnicas sobre o manejo e cuidados com os equipamentos, sempre atentos ao comportamento das aves. Assim, a intercooperação segue promovendo resultados sustentáveis e rentáveis para todos os envolvidos.

Outras notícias