Major Callegari assume o comando do Grupamento de Bombeiros de Apucarana
O major Leandro José Callegari assumiu nesta sexta-feira (18/10) o comando do 11º Grupamento de Bombeiros (GB), em substituição ao major Élcio José de Meira, que estava interinamente à frente do cargo. A cerimônia de assunção de comando contou com a presença do comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar do Paraná, coronel Manoel Vasco de Figueiredo Junior, que anunciou um projeto para a construção de uma nova estrutura para a corporação de Apucarana, além da entrega de um novo caminhão.
A solenidade contou ainda com a presença do tenente-coronel Clodomir João Marafigo Junior, comandante do 2º Comando Regional de Bombeiro Militar. O prefeito Junior da Femac foi representado no ato pelo superintendente municipal de Segurança, tenente-coronel da reserva da PM Marcos José Facio. Já o governo do Estado foi representado pelo secretário de Saúde, César Neve. O ato contou também com as presenças dos prefeitos de Mauá da Serra, Hermes Wicthoff; de Mandaguari, Romualdo Batista; e de Novo Itacolomi, Moacir Andreolla; além do vice-prefeito eleito de Apucarana, Marcos da Vila Reis; e do deputado Beto Preto.
O novo comandante é casado, tem três filhos, sendo formado em administração de empresas e bacharel em Direito. Ingressou nas fileiras da corporação como soldado e se formou oficial na Academia Militar do Guatupê, em 2001. “Estou retornando para Apucarana, onde fui subcomandante entre 2019 e 2022. A cidade me acolheu muito bem, fizemos muitas amizades e um dos meus filhos nasceu aqui. Espero, com a ajuda de todos, fazer um bom comando”, assinala Callegari, que durante a sua trajetória comandou o subgrupamento de Campo Mourão, além de ter sido subcomandante do 3º GB de Londrina e do 5º GB de Maringá.
NOVA SEDE – O coronel Vasco desejou sucesso ao novo comandante e anunciou a entrega, em breve, de um caminhão Auto Bomba Tanque Resgate (ABTR). “É um equipamento de ponta para ser utilizado no combate a incêndio e também em salvamentos e resgates”, informa.
O coronel anunciou que já existem tratativas, junto ao governo do Estado, para a elaboração, no próximo ano, de um projeto para a construção de uma nova sede para o 11º Grupamento de Bombeiros de Apucarana. “O grupamento está crescendo e teremos concurso de soldados para a corporação. Com isso, será necessário ampliar as instalações físicas”, argumenta o coronel.
O major Meira, que voltará a ocupar a função de subcomandante do 11º Grupamento de Bombeiros, confirma que o comando já iniciou a prospecção de uma área que abrigará a nova sede. “O prefeito Junior da Femac já indicou áreas que foram avaliadas. Precisamos de um local amplo na área central, de forma que possamos atingir qualquer região da cidade em cinco minutos, conforme preconizado pela ONU”, explica Meira.
O 11º Grupamento de Bombeiros do Paraná, com sede em Apucarana, é responsável pela prevenção e combate a incêndios, busca e salvamento e ações de Defesa Civil nos municípios de Apucarana, Arapongas, Bom Sucesso, Califórnia, Cambira, Jandaia do Sul, Mandaguari, Marilândia do Sul, Marumbi, Novo Itacolomi, Rio Bom, Borrazópolis, Cruzmaltina, Faxinal, Grandes Rios, Kaloré, Mauá da Serra, Rio Branco do Ivaí, Rosário do Ivaí e São Pedro do Ivaí. Para atender a toda a região são dois quartéis em Apucarana, um em Arapongas, um em Mandaguari, um quartel integrado em Mauá da Serra e outros dois Postos de Bombeiros Comunitários localizados nas cidades de Jandaia do Sul e Faxinal.