Mais uma criança relata abuso sexual por meio da caixinha PROERD em Ivaiporã

 Mais uma criança relata abuso sexual por meio da caixinha PROERD em Ivaiporã

Dez dias após, um novo caso de uma estudante do PROERD de 10 anos chega até a Caixinha do PROERD, de forma anônima a criança pediu orientação do que fazer caso seja abusada. A Caixinha do PROERD é uma dinâmica das aulas, onde as crianças podem fazer perguntas ao Policial, tirar suas dúvidas , fazer denuncias e pedir ajuda, varias situações chegam até o Educador  Social do PROERD, desde pedidos de material escolar, alimentos e solicitação de socorro.

Desta vez, a criança pediu orientação sem se identificar, visando à proteção da menor foi realizada uma força tarefa entre a Professora da turma, a Diretora da Escola Municipal e o Policial Militar Instrutor do PROERD, onde pela comparação da letra foi possível saber quem escreveu o bilhete. Tendo esta informação de forma discreta foi disponibilizada a criança a ajuda e orientação, sendo que a mesma de forma voluntária e espontânea passou a relatar que um familiar que reside na mesma casa que ela, em um determinado momento havia lhe mostrado um site de vídeos pornográficos, vindo então tentar passar as mãos em seu corpo. A criança relatou ainda medo da convivência com o em tese abusador, desespero diante da situação chegando até mesmo tentar ato extremo.

Diante os fatos, foi acionado o apoio da equipe da Patrulha Escolar Comunitária de Ivaiporã para registro da ocorrência e o Conselho Tutelar para acolhimento da criança, que visando a sua proteção a encaminhou para residência de um familiar próximo. O caso foi repassado ao Ministério Público de Ivaiporã e está sobre a investigação da Policia Civil, detalhes e dados foram preservados a fim de resguardar a criança até que se proceda a apuração dos fatos.

Vale ressaltar que estamos no Maio Laranja, sendo o dia 18 o dia nacional do combate ao abuso e a exploração sexual no Brasil, além do enfrentamento um dos objetivos do mês é dar visibilidade a este assunto, pois para combater qualquer problema é necessário conhecê-lo.

Não podemos nos calar, nem permitir que calem as nossas crianças, denuncie aos Direitos Humanos no Disque 100, a Policial Militar através do 190, ao Conselho Tutela de Ivaiporã no telefone do Plantão (43) 98457-1746 ou no Conselho Tutelar do seu Município.

 

POLÍCIA MILITAR DO PARANÁ – PMPR

“Nós fazemos a diferença.”

 

BATALHÃO DE PATRULHA ESCOLA COMUNITÁRIA – BPEC

“Prevenção é nossa Missão”

 

PROGRAMA EDUCACIONAL DE RESISTÊNCIA ÀS DROGAS E À VIOLÊNCIA – PROERD

“Nossas crianças longe das drogas e da violência”

Outras notícias