Lula demonstra, mais uma vez, insatisfação com juros altos

 Lula demonstra, mais uma vez, insatisfação com juros altos

Rio de Janeiro (RJ), 23.03.2023 – Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, visita o Complexo Naval de Itaguaí, na região metropolitana do Rio de Janeiro. No local está sendo desenvolvido o Programa de Submarinos da Marinha do Brasil, o ProSub. Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, criticou a manutenção da taxa de juros em 13,75%, decidida nesta quarta-feira (22) pelo Copom, o Comitê de Política Monetária. A taxa continua no maior nível desde janeiro de 2017.

“Não tem explicação para nenhum ser humano do planeta Terra, a taxa de juros no Brasil estar 13,75%. Não existe explicação”.

O presidente também declarou que é fundamental aumentar os investimentos para a geração de empregos.

“O emprego é a única coisa que garante tranquilidade e dignidade ao povo. Se você trabalha, se todo mundo trabalha, todo mundo ganha um pouco, todo mundo consome um pouco, e a economia volta a crescer”.

As declarações foram dadas em visita ao Complexo Naval de Itaguaí, na região metropolitana do Rio de Janeiro. No local está sendo desenvolvido o Programa de Submarinos da Marinha do Brasil, criado em 2008 durante o primeiro governo Lula.

De acordo com o presidente, o programa é um dos mais estratégicos da Defesa brasileira e tem como principal objetivo a construção do primeiro submarino com propulsão nuclear do país.

“Eu quando enxerguei a necessidade de promover uma indústria de defesa no Brasil é porque em todos os países do mundo a indústria de defesa contribui para a economia como um todo. E daqui se Deus quiser sairá o nosso tao sonhado submarino de propulsão nuclear”.

No complexo naval, Lula conheceu o submarino Humaitá, o segundo com propulsão diesel-elétrica a concluir a fase de testes de imersão. O objetivo é que a embarcação seja transferida ao setor operativo da Marinha no segundo semestre de 2023.

Edição: Tâmara Freire / Alessandra Esteves/ Agência Brasil

Outras notícias