O texto que você compartilhou detalha a chegada do presidente Luiz Inácio Lula da Silva a Jacarta, Indonésia, nesta quarta-feira, 22, marcando o início de um giro por países da Ásia.
Os pontos principais da matéria são:
- Objetivo da Viagem: Busca por parceiros econômicos alternativos e expansão de mercados, como parte de uma estratégia diante da “guerra tarifária deflagrada por Trump e da disputa americana com a China”. O governo Lula busca maior equidistância entre as duas potências.
- Locais e Encontros:
- Indonésia (Jacarta):
- Retribui a visita do presidente indonésio, Prabowo Subianto.
- Compromissos começam na quinta, 23.
- Na sexta, 24, visita à sede da ASEAN (Associação de Nações do Sudeste Asiático), bloco com relevância comercial similar à do Mercosul para o Brasil. A corrente de comércio com a ASEAN em 2024 foi de US$ 37 bilhões.
- Haverá um evento empresarial com cerca de 100 empresários brasileiros e indonésios, com interesse indonésio em produtos agrícolas e de Defesa.
- A Indonésia é o maior país de maioria muçulmana do mundo, com 285 milhões de habitantes, e um mercado estratégico.
- Malásia (Kuala Lumpur):
- Lula se desloca na tarde de sexta-feira.
- Participará da 47ª Reunião de Líderes da ASEAN.
- Manterá encontros bilaterais no domingo, 26, com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e o primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi.
- Indonésia (Jacarta):
- Contexto Estratégico: O Sudeste Asiático é uma região de grande dinamismo econômico e local de disputa de influências entre EUA e China. A viagem reforça a busca por laços políticos e parceria estratégica, inclusive com a Indonésia, país com um histórico de não-alinhamento (Conferência de Bandung, 1955).
- Viagens Anteriores: Esta é a terceira viagem de Lula à Ásia no ano, tendo visitado a China (maio), Japão e Vietnã (março).
- Próxima Viagem: Em fevereiro de 2026, Lula planeja visitar a Índia para uma visita de Estado e conferência sobre inteligência artificial.




