Klabin amplia doações para o combate à COVID-19 no Paraná
A empresa também doou 250 testes rápidos de antígeno para Sapopema, um aparelho de Raio-X móvel para o Hospital Luíza Borba Carneiro, de Tibagi, e está apoiando as obras civis e adequações elétricas para a reforma e realocação da Farmácia da 21ª Regional em Telêmaco Borba. A iniciativa visa contribuir para a melhora da estrutura do local, que armazena insumos importantes, como vacinas da COVID-19 e medicamentos que necessitam ficar em um sistema com condições especiais. As obras da nova farmácia foram iniciadas no dia 3 de maio e devem ser entregues até o final deste mês.
Consciente da responsabilidade do setor privado e da necessidade de juntar forças ao poder público para o enfrentamento da pandemia, a Klabin, até a semana passada, já havia doado mais de 5 milhões de reais ao estado do Paraná para o combate ao Coronavírus, com ações voltadas à saúde e assistência social, principalmente nas regiões onde mantém operações. Para os municípios da 21ª Regional, a Companhia já entregou a reforma do Hospital regional de Campanha, respiradores, testes para a detecção do Coronavírus, contratou profissionais de saúde para apoio, doou insumos químicos para higienização, frascos de álcool em gel, medicamentos do “kit intubação”, respiradores e está custeando 5 leitos de UTI no Instituto Dr. Feitosa. A Klabin segue atenta e engajada, valorizando o cuidado com as pessoas fortalecendo sua atitude cidadã.
Sobre a Klabin – A Klabin é a maior produtora e exportadora de papéis para embalagens do Brasil, única Companhia do país a oferecer ao mercado uma solução em celuloses de fibra curta, fibra longa e fluff, e líder nos mercados de embalagens de papelão ondulado e sacos industriais. Fundada em 1899, possui 23 unidades industriais no Brasil e uma na Argentina. Somente no Paraná, gera mais de 10 mil empregos (diretos e indiretos), em mais de 25 municípios próximos das operações da companhia, principalmente, na região dos Campos Gerais.
A empresa é pioneira na adoção do manejo florestal em forma de mosaico, que consiste na formação de florestas plantadas entremeadas a matas nativas preservadas, formando corredores ecológicos que auxiliam na manutenção da biodiversidade. A área florestal da companhia no Paraná compreende o total de 342 mil hectares, sendo 142 mil de mata nativa. A Klabin também mantém um Parque Ecológico, na Fazenda Monte Alegre, em Telêmaco Borba, para fins de pesquisa e conservação, atuando no acolhimento e reabilitação de animais silvestres vítimas de acidentes ou maus-tratos, auxiliando o trabalho de órgãos ambientais. Além de contribuir para a preservação da flora e fauna da região, inclusive de espécies ameaçadas de extinção.
Toda a gestão da empresa está orientada para o Desenvolvimento Sustentável. Na região dos Campos Gerais a Klabin desenvolve boa parte dos seus programas socioambientais, com destaque para “Matas Sociais – Planejando Propriedades Sustentáveis”, Matas Legais, Projeto de Resíduos Sólidos, Programa Caiubi, Força Verde Mirim e Protetores Ambientais.
A Klabin integra, desde 2014, o Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE), da B3, e em 2020 passou a integrar o Índice Dow Jones de Sustentabilidade, com participação em duas carteiras: Índice Mundial e Índice Mercados Emergentes. Também é signatária do Pacto Global da ONU e do Pacto Nacional para Erradicação do Trabalho Escravo, buscando fornecedores e parceiros de negócio que sigam os mesmos valores de ética, transparência e respeito aos princípios de sustentabilidade.