Jogos Universitários do Paraná marcam a retomada dos jogos oficiais de rendimento no estado

 Jogos Universitários do Paraná marcam a retomada dos jogos oficiais de rendimento no estado

O Governo do Estado vai aportar R$ 50 milh›es em 2022 para os procedimentos cirœrgicos eletivos. O anœncio foi feito nesta segunda-feira (30) pelo secret‡rio de Estado da Saœde, Beto Preto, em reuni‹o com a participa‹o do vice-governador Darci Piana, diretores das 22 Regionais de Saœde, equipes tŽcnicas, alŽm de gestores e representantes municipais no evento ÒSaœde em frenteÓ. Foto: AmŽrico Antonio/SESA

Marcando a retomada dos jogos oficiais de rendimento no Paraná, quatro municípios da região centro-norte do estado sediaram a 60ª edição dos Jogos Universitários do Paraná (JUPS). No último sábado (28), Apucarana, Arapongas, Cambira e Jandaia do Sul receberam 50 equipes, de 11 universidades, com a participação de mais de 500 pessoas, entre atletas, dirigentes e árbitros.

As disputas da competição ocorreram em sete modalidades: basquetebol, futsal, handebol, judô, natação, atletismo e voleibol, realizadas em um único dia, devido aos cuidados com os protocolos sanitários em virtude da covid-19. O coordenador de esporte de rendimento da Superintendência de Esporte, Emerson Venturini, destaca o trabalho difícil e exitoso de planejamento e execução. “Foi um trabalho árduo para a retomada dos jogos, requiriu um planejamento extenso, com todos os cuidados sanitários, para que a gente conseguisse realizar o evento em um único dia. Recebemos com muito carinho as instituições de ensino superior do estado do Paraná”.

Dentre outros objetivos, os JUPS possibilitam o redimensionamento dos valores sócio-culturais-esportivos dos participantes e estimulam o desenvolvimento técnico nas instituições de ensino superior. Além disso, o Presidente da Federação Paranaense de Desportos Universitários (FPDU), Ney de Lucca Mecking, cita as oportunidades criadas para os alunos-atletas. “Muitas vezes, eles têm a possibilidade de cursar em faculdades com bolsas de estudos ou com descontos na mensalidade, para que possam no futuro, quando encerrarem as suas vidas esportivas, ter uma profissão e contribuir com a sociedade de maneira geral. Então, esse momento que os atletas vivem enquanto desportistas universitários é muito importante porque é a base para todo o seu futuro profissional”, afirma Mecking.

Atleta da natação pela Unicesumar, Alessandra Marchioro conquistou cinco medalhas de ouro e foi um dos destaques da modalidade. Nos Jogos Sul-Americanos de 2014, realizados em Santiago, no Chile, Alessandra conquistou a medalha de ouro no revezamento 4x100m livres e a medalha de prata nos 50m livres. Com as conquistas no JUPS, a nadadora espera obter bons resultados na etapa nacional. “Gostei dos resultados, foram bem bons para a faculdade e para mim também. Para a etapa nacional espero dar o meu melhor e alcançar meus objetivos, que é conquistar medalhas”, comemora a atleta.

Os campeões têm vagas garantidas nos Jogos Universitários Brasileiros (JUBS), que serão realizados entre os dias 10 e 18 de outubro em Brasília. “O mais bacana é que esse pessoal que foi campeão aqui no Paraná vai para os Jogos Universitários Brasileiros e pode ter a oportunidade de disputar os Jogos Mundiais Universitários”, explica Venturini. Os Jogos Mundiais Universitários ocorrem entre 26 de junho e 7 de julho de 2022, em Chengdu, na China.

A seguir, confira os resultados finais por modalidade:
VOLEIBOL – Clique aqui
Masculino
1º UNICESUMAR
2º UNIOESTE

Feminino
1º UNICESUMAR
2º UNIOESTE

NATAÇÃO – Clique aqui
Masculino
1º UNICESUMAR
2º UEL
3º UNIOESTE

Feminino
1º UNICESUMAR
2º UEL
3º UEPG

JUDÔ – Clique aqui
Masculino
1º UNICESUMAR
2º UEL
3º UNIOESTE

Feminino
1º UNICESUMAR
2º UEL
3º UNIAMÉRICA

HANDEBOL – Clique aqui
Masculino
1º UNICESUMAR
2º FATEB

Feminino
1º FAG
2º UNICESUMAR

FUTSAL – Clique aqui
Masculino
1º UNICESUMAR
2º FATEB

Feminino
1º FATEB
2º UNIGUAIRACÁ
3º UNICESUMAR

BASQUETEBOL – Clique aqui
Masculino
1º INTEGRADO
2º UNICESUMAR

Feminino
1º UNIAMÉRICA
2º UNICESUMAR
3º INTEGRADO

ATLETISMO – Clique aqui
Masculino
1º UNICSUMAR
2º INTEGRADO
3º UNIOESTE

Feminino
1º UNICESUMAR
2º FATEB
3º UEPG

Os Jogos Universitários do Paraná são uma realização do Governo do Estado do Paraná, por meio da Superintendência Geral do Esporte em parceria com a Federação Paranaense de Desportos Universitários e com o apoio das prefeituras dos municípios de Apucarana, Arapongas, Cambira e Jandaia do Sul.

Outras notícias