Jogos Escolares geram renda extra na rede hoteleira e comércio de Apucarana
Os Jogos Escolares do Paraná, fase final, lotam rede hoteleira e geram vendas extras no comércio, principalmente no segmento da gastronomia. Os 6.400 participantes dos JEPs e seus familiares movimentam as praças esportivas e também os hotéis, restaurantes, lanchonetes e comércio em geral. A competição garante um reforço de consumo nos setores de serviços e comércio. A rede hoteleira, e até pousadas, tiveram ocupação total nesta semana.
No Hotel Doral, o gerente Rafael Nunes informa que a ocupação foi de quase 100%. Conforme explica ele, as reservas foram feitas tanto por membros da equipe de organização dos jogos, arbitragem e familiares dos atletas. “Nessa faixa etária, de 12 a 14 anos, muitos pais acompanham os filhos na competição e a demanda zerou as vagas”, afirma.
Recepcionista do Royal Plaza Hotel, Adriana Da Silva, relata que não há mais nenhum quarto disponível para os próximos dias. Segundo ela, a procura por vagas começou há cerca de vinte dias. O perfil dos hóspedes é o mesmo: pais de atletas – estes com alojamento garantido nas escolas – e árbitros e equipe técnica que atuam nos Jogos Escolares do Paraná. “A movimentação é 40% maior para esta a época do ano”, avalia ela.
Com perfil executivo, o Hotel Matrix também está com ocupação perto de 100% em seus 76 quartos. “Esse turismo de eventos é muito bom para o setor”, afirma a recepcionista Daniela Azevedo. Segundo ela, o movimento atual repete o registrado na realização dos Jogos Universitários do Paraná (JUPs), que Apucarana sediou, recentemente, no mês de julho.
Para a presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Apucarana (Sivana), Aída Assunção, os setores mais impactados com o evento esportivo – além da área hoteleira – são os ligados à gastronomia. “Mas o comércio varejista também lucra. São mais pessoas circulando na cidade, comprando uma lembrança, procurando serviços, e todos ganham um pouco”, afirma Aída, assinalando que os jogos também geram uma visibilidade positiva de Apucarana no Paraná.
Uma estimativa feita pelas secretarias envolvidas na competição, com base no número de visitantes e duração do evento, aponta que os JEPs podem movimentar cerca de R$1 milhão na economia do município. “Além de estimular a prática esportiva entre a garotada, as finais dos Jogos Escolares do Paraná, geram efetivamente uma renda extra para o comércio e prestadores de serviços”, avalia o prefeito Junior da Femac.