Jardim Alegre amplia parceria com Sebrae/PR para melhorar o ambiente de negócios
Para melhorar o ambiente de negócios e promover o desenvolvimento econômico local, a Prefeitura de Jardim Alegre, no Vale do Ivaí paranaense, formalizou, nesta quinta-feira (8), uma parceria com o Sebrae/PR para a condução de diversas ações até 2022. As iniciativas vão contemplar os microempreendedores individuais (MEI), micro e empresas de pequeno porte, lideranças e estudantes do ensino fundamental.
O trabalho consistirá no desenvolvimento de uma estratégia de atuação integrada em diferentes áreas, que vão da educação primária ao mercado formal. Um dos pilares será a instituição e gestão de um Comitê Gestor da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa (MPE) no município, que tem como foco principal debater, orientar e assessorar na formulação de políticas públicas de apoio ao desenvolvimento de pequenas empresas. As ações integram o programa Cidade Empreendedora.
No cronograma de ações também estão previstos a condução de programas de potencialização de microempreendedores individuais (MEI), aprimoramento empresarial e acesso a mercado, formação de lideranças, educação empreendedora nas escolas municipais, além da formatação de um ambiente virtual de vendas para apoiar as empresas na digitalização dos negócios.
“As ações visam estimular o empreendedorismo, gerar novos negócios, além de capacitar os empresários para esse novo momento da economia. Tudo isso fortalecerá a economia local”, explica a consultora do Sebrae/PR, Joelma Barbosa Katto.
O prefeito de Jardim Alegre, José Roberto Furlan, destaca a importância do trabalho para fomentar o desenvolvimento local. “Já temos a Sala do Empreendedor, que capacita a oferece crédito barato aos empresários. Agora, temos condições de ampliar a parceria com o Sebrae/PR, que tem capacidade técnica para nos ajudar a transformar a nossa cidade para melhor”, afirma.
O programa Cidade Empreendedora é uma iniciativa do Sebrae que tem como objetivo impulsionar os resultados socioeconômicos dos municípios com estratégias de empreendedorismo. Organizado em biênios, o programa é dividido em dez eixos de atuação: gestão municipal, lideranças, desburocratização, sala do empreendedor, compras governamentais, empreendedorismo nas escolas, inclusão produtiva, marketing territorial e setores econômicos, cooperativismo e crédito, inovação e sustentabilidade. As ações respeitam as características e demandas dos municípios.
Assessoria de Imprensa Sebrae/PR